Ao Domingo no Museu em Penafiel

No próximo Domingo dia 29 de Setembro, entre as 15h00 e as 18h00, realiza-se no Museu Municipal de Penafiel a actividade mensal "Ao Domingo no Museu"  subordinada ao tema "Rapa, põe, tira e dá" em torno do jogo "Rapa".

Descrição da actividade:

Objecto do mês: Jogo "Rapa"
Jogo em forma de pião, corpo cúbico e vértices arredondados, na extremidade inferior apresenta um bico de forma cónica e na extremidade superior, uma pega com forma cilíndrica. Em cada uma das faces do corpo central apresenta as seguintes letras a azul: R (de rapa), D (de deixa), T (de tira) e P (de põe). 
Dois círculos cor-de-rosa delimitam superior e inferiormente o corpo central. O rapa é um jogo muito popular, jogado por 2, ou mais jogadores, em que numa superfície plana fazem, com os dedos polegar e indicador, rodopiar o rapa, até este cair, a superfície que ficar voltada para cima dará a indicação do jogador: rapar, deixar, tirar ou pôr, os elementos pertencentes a cada um, geralmente feijões ou frutos secos. O jogador que obtiver maior número do referido elemento será o vencedor do jogo.

Comentários