Inauguração do Centro Escolar da Cidade de Penafiel

Novo Centro Escolar de Penafiel inaugurado com presença de Secretários de Estado

(texto da notícia gentilmente enviado pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel; fotografias são da autoria deste blogue)
O novo centro escolar de Penafiel, equipamento de última geração dotado com avançada tecnologia de informação e grande conforto que vai acolher pré-escolar e o 1º ciclo., foi inaugurado este sábado dia 7 de Setembro com a presença dos Secretários de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, e ainda do Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, natural de Penafiel.
 O novo Centro Escolar de Penafiel, da autoria do arquiteto José Bernardo Távora, é composto por 30 salas, 24 salas de aula para o 1.º ciclo do ensino básico, com capacidade para 624 alunos, e 6 salas de actividades para a educação pré-escolar com capacidade para 150 crianças.
 O novo Centro Escolar de Penafiel conta ainda com um pavilhão gimnodesportivo, uma biblioteca, uma sala para docentes, campo de jogos, polivalente, parque infantil, cozinha e refeitório que pode servir cerca de 1200 refeições diárias.
 As 24 salas de aulas do 1.º CEB estão equipadas com quadros interactivos, bem como computadores com ligação à Internet. O novo Centro Escolar disponibiliza ainda um parque de estacionamento coberto próprio para funcionários com 52 lugares. A biblioteca do Centro Escolar já se encontra integrada na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

O edifício do novo Centro Escolar de Penafiel representa um investimento na ordem dos 4,4 Milhões de euros, sendo 3,7 Milhões com financiamento comunitário, acrescendo ainda equipamentos e mobiliário, estando os custos deste projecto praticamente todos pagos. 
 Com a construção deste Centro Escolar serão encerradas as escolas EB1 de Penafiel n.º1, EB1 Fonte da Cruz, EB1 Penafiel n.º 3 (P3), JI Penafiel n.º 1 e JI Penafiel n.º2.
 Mas a aposta na educação em Penafiel não fica por aqui, O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Alberto Santos, anunciou ainda “Foram recentemente adjudicados mais 4 novos centros escolares para Irivo, Pinheiro, Boelhe e Duas Igrejas. Investir na educação como temos feito ao longo destes anos é investir no futuro do nosso próprio concelho, é investir numa melhor preparação das nossas crianças, que encontram hoje em Penafiel espaços de educação ao nível do melhor que existe em Portugal e até mesmo na União Europeia.”
Ficam algumas fotografias do Centro Escolar de Penafiel









Comentários