Pintura e Fotografia em Exposição na Biblioteca Municipal de Penafiel


"No dia 9 de setembro  foram inauguradas na Biblioteca Municipal de Penafiel três exposições, uma de pintura com o tema “Pinceladas Sentidas” do artista penafidelense António Monteiro e também de uma penafidelense a exposição de fotografia com o tema “Património Religioso Edificado em Penafiel”, de Rita Pedras e "letra á tinta" do pintor surrealista, igualmente penafidelense, José A. Nunes.
António Monteiro é um eterno apaixonado pela arte, que sempre a brindou com as suas mãos. Oriundo de uma família humilde e sem qualquer tipo de formação na área artística, era na pedra e nos troncos de madeira esquecidos que criava e recriava esculturas que a sua aptidão natural lhe permitiam e aos outros maravilhava. Da marinha, a pedreiro e atualmente comerciante de profissão, tem na alma um artista que abraça a arte nas horas vagas dando asas à criatividade e ao seu talento. Em 2011 deu início a esta nova aventura... "Uma aventura sobre a tela". Em jeito de desafio começou a viagem de pincel na mão, e até hoje, este é o seu rumo, como se não houvesse uma outra casa à qual regressar... A exposição poderá ser visitada na Biblioteca Municipal até ao final do mês.


Rita Pedras é natural de Penafiel, onde também reside, é Licenciada e Pós-graduada em História, variante História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, encontrando-se atualmente a concluir o Mestrado em História, especialização em Museologia, pela mesma universidade. Desempenha funções como responsável pelo Museu de Arte Sacra, da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel e foi nesta instituição que iniciou a investigação sobre o património religioso edificado na cidade de Penafiel. 
Com esta exposição pretende que seja possível ter uma perceção da presença da arquitetura religiosa na cidade, apelando à consciencialização da importância e dimensões do património religioso edificado e despertar o interesse para a visita presencial, onde se pode experienciar o património de outra forma. A autora convida também à reflexão da especificidade religiosa e artística de cada edifício e apela à abstracção que nos transporta para a espiritualidade, para a simbiose entre a dimensão física da arquitetura e a dimensão espiritual da sua função e interioridade. Acima de tudo, pretende que esta mostra, que deseja que seja itinerante, promova a literacia e seja um convite para que a população e turistas visitem e sintam o valiosíssimo património da cidade de Penafiel. A exposição poderá ser visitada na Biblioteca Municipal até ao final de setembro.


O projeto "letra à tinta"  de José A. Nunes consiste na elaboração e pintura a oleo de um conjunto de dez obras baseadas e inspiradas em dez textos de dez autores portugueses, marcantes na nossa literatura e sociedade. Um livro-objeto construido com as obras é o resultado visual do projeto para que seja exposto em diversas Bibliotecas que aderiram ao projeto que inicia na Biblioteca Municipal de Penafiel e termina na Casa da Cultura da Trofa em junho de 2014."

Comentários

Pedro disse…
Daqui a pouco, o meu caro amigo, vai gastar as maiúsculas todas! Depois, vai precisar delas e não as tem! Tenha cuidado!
Opinião registada!
Muito obrigado "Pedro"

Cumprimentos


Tiago Daniel Lopes