Escritaria 2013- Vida e Obra de Mário de Carvalho em Penafiel


No passado fim-de-semana Penafiel transformou-se na  Cidade de Mário de carvalho, escritor que foi o Homenageado do Festival Literário- Escritaria 2013.
O Escritor português viu a sua Vida e Obra saltar das estantes para as ruas,  passeios, edifícios, lojas, jardins da Cidade numa verdadeira Contaminação Literária!!!

No decorrer do Escritaria, Mário de Carvalho  fez o lançamento do  livro "Liberdade de Pátio"  (Porto Editora) que reúne 7 contos inéditos deste autor. A apresentação da obra decorreu a 4 de Outubro no Museu Municipal de Penafiel. Várias personalidades dos livros e do teatro quiseram associar-se a esta homenagem a Mário de Carvalho. Entre outros, marcaram presença figuras como a escritora Lídia Jorge, o ator Carlos Avillez e o humorista Ricardo Araújo Pereira.

Além de Teatro de Rua, conferências, arte pública e contaminação do espaço urbano, decorreu ainda a atribuição do Prémio Jornalístico- Escritaria.

Ficam os vencedores:
Categoria de Imprensa- reportagem “Michel Giacometti: um corso em demanda da tradição portuguesa”;
categoria de rádio- Mário Galego- peça “Ser Português” (Antena 1)
categoria de televisão- Joana França Martins reportagem “Escritaria António Lobo Antunes” (RTP)
Menções Honrosas:  Luís Ricardo Duarte, - Jornal de Letras-  “Katherine Vaz: as cores da memória”;  Inês Pinto Correia- Notícias de Penafiel-  “Orlando Máximo analisa o que o rodeia com a poesia”







Semelhante a edições anteriores  o Escritaria nas Paredes também foi uma realidade! Depois de Urbano Tavares Rodrigues, de José Saramago,  Agustina Bessa Luís, Mia Couto e António Lobo Antunes, foi vez, de uma frase de Mário de Carvalho  ficar materializada na Cidade, perpetuando o acontecimento do Escritaria.
A frase é a seguinte: "a realidade é muito abusadora" e encontra-se na recém-criada Praça Escritaria em pleno Jardim do Sameiro em Penafiel.


Comentários