Penafiel dos Tempos Idos- Colégio de Nossa Senhora do Carmo

Penafiel dos Tempos Idos- Colégio de Nossa Senhora do Carmo
(texto partilhado do livro- Penafiel há cem anos- I- do Professor José Coelho Ferreira)

O Colégio de Nossa Senhora do Carmo (fundado em 1877), leccionava há catorze anos, na cidade de Penafiel. instalado "num dos melhores edifícios desta cidade, pela sua situação de asseio e óptimas condições higiénicas sempre se há distinguido entre as suas congéneres pelos magníficos resultados nos exames e escrupulosa educação, que tem ministrado a todos os seus alunos".

O Colégio leccionava todas as disciplinas do curso secundário e ainda o ensino primário e ensino nocturno, a alunos internos, semi-internos e externos.
As aulas começavam no dia 1 para a "instrução primária elementar" e "aulas nocturnas" e no dia 6 de Outubro para a "instrução secundária".
Era, director nessa altura (1890), o Padre José Vinhoz.


Mas o "Colégio do Carmo" nascera em 1877. O seu primeiro edifício onde esteve instalado, era na "rua do Carmo nº98 e 114 em Penafiel. O seu fundador foi "o muito digno professor de Paço de Sousa, o Padre Joaquim de Magalhães e Menezes".
Os alunos internos pagavam 90$000 réis e semi-internos 45&000 réis. O latim era o mesmo que se ensinava em Paço de Sousa, para além do Português, Francês e Ciências. E assim se abria "O Colégio do Carmo a 4 de Outubro de 1877, num dia de festa com a "philarmónica" do Sr.Albano, autoridades civis, corpo docente, pais e alunos.
Os primeiros alunos que temos notícias a fazer exame foram: António Barbosa Leão, Francisco de Sousa Vinhoz, Luiz Vieira Pinto dos Reis, Miguel Pinto de Queiroz, Albano Moreira d`Oliveira e José de Sousa Vinhoz.

Em 1881, o Colégio do Carmo mudou as suas instalações para o palacete do "Barão das Lages" situado na rua do Paço.
Pelo Colégio do Carmo passaram gerações de pais e filhos, como alunos, nos seus 91 anos de existência.
De entre eles podemos destacar a passagem de alunos como os beneméritos: Padre Américo (1897), Padre Avelino Soares, o grande penafidelense Abílio Miranda e ainda o Dr Leonardo Coimbra (da Lixa), ministro duas vezes e grande filósofo, que se referiu assim ao Colégio:
-"Era em Penafiel... o meu colégio era dos velhos moldes; a disciplina era brutal e assustadora. Muitas palmatoadas reais, muitas ameaças e longas horas de silencioso estudo na sala, da minha janela...
- oh secretos mistérios da pedagogia!
- todavia que ela me fez sonhador.
- sim, foi no colégio que aprendi a cismar".

O Colégio foi a "universidade" desta região, nessa época e manteve-se em exercício até 1968, ano em que deu lugar ao "Liceu de Penafiel", não perdendo o hábito de ensinar, aquele edifício brasonado.
Em 1976 com o Ensino Unificado deixou de "ensinar", pois este passaria para a antiga Escola Técnica, onde hoje se encontra a Escola Secundária.
Todos os anos, desde 1981, os "antigos alunos do Colégio do Carmo" levam a efeito uma confraternização. recordando velhos tempos."

Comentários