Penafiel- Ao Domingo no Museu- "A brincar é que a gente se entende..."

Ao Domingo no Museu- dia 24 de Novembro de 2013 das 15h às 18h no Museu Municipal de Penafiel
Atividade do mês: "A brincar é que a gente se entende..."
Fazer o brinquedo para depois brincar é o desafio que este mês vai ser colocado aos participantes no Ao Domingo no museu. Carrinhos, bonecas, fisgas, arcos…realizados com os mais diversos materiais, sempre reciclados dos desperdícios do dia-a-dia. 

Objeto do mês: Brinquedo 
Brinquedo tradicional constituído por uma peça central de cor verde, à qual estão ligados os vários elementos: o pássaro, as rodas e a haste. O pássaro está encaixado na parte superior à peça central, pintado a vermelho e com os olhos, bico e cauda desenhados a azul.
As asas fixam transversalmente ao corpo do pássaro através de argolas de arame metálico. As asas estão contornadas com uma linha branca e apresentam pintas a branco e linhas a azul. As rodas ladeiam a peça central fixando através de uma pequena haste, que trespassa a última e prende nas rodas permitindo o seu encaixe e movimento. A haste, em forma de cilindro, está também encaixada na peça central e serve de pega que, quando empurrada, vai fazer acionar todo o movimento do brinquedo que consiste no abrir e fechar das asas à medida que as rodas vão girando, pois estas estão ligadas às asas por um arame fixo, que trespassa as rodas e está preso por argolas de arame colocadas na parte inferior da cada asa.


(descrição da actividade e do objeto do mês retirado do Site da Câmara Municipal de Penafiel)

Comentários