Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel Homenageou o Professor Barbosa de Melo

(esta notícia é da autoria do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Penafiel e foi partilhada através do site oficial do Município de Penafiel)
A Direção da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel atribuiu no dia 7 de Dezembro, o “Prémio Valor e Mérito” ao Professor António Barbosa de Melo, por altura da comemoração do 14.º aniversário da Associação.

Para José Coelho Ferreira, Presidente da Direção dos Amigos do Museu de Penafiel, “estamos a homenagear de forma singela o Prof. Doutor António Barbosa de Melo, personalidade e cidadão de mérito penafidelense, grande figura pública nacional, homem de reflexão jurídica, e de grande valor académico, que muito prestigia o nosso concelho, e que tão longe elevou o seu nome, com letras de ouro, e o da nossa terra. O Prof. António Barbosa de Melo, foi um dos fundadores da Associação juntamente com o Dr. Rocha Melo, o Prof. Doutor Ferreira de Brito, a Prof. Doutora Teresa Soeiro e outros. É o nosso associado n.º 1, e desde sempre Presidente da Assembleia-Geral, da nossa Associação. É para nós uma honra prestar-lhe esta homenagem.”
O “Prémio de Valor e Mérito” instituído pela Associação de Amigos do Museu tem como objetivo principal homenagear uma personalidade, ou uma entidade pública ou privada, que reconhecidamente, tenha contribuído na ajuda ao Museu, e para os valores da cultura, do património ou turismo, no concelho de Penafiel.

Para Alberto Santos, Presidente da Assembleia Municipal de Penafiel, “O Professor Barbosa de Melo teve um momento muito importante de intervenção, nomeadamente na fundação da nossa democracia e podemos até considerá-lo um dos pais da nossa democracia. Por vários motivos considero o Professor Barbosa de Melo um sábio, mas, sobretudo, um mestre, pois no momento em que nós vivemos acredito que precisamos cada vez mais de uma velha  tradição, ou seja, de termos referências das pessoas mais sábias, das pessoas que refletiram sobre a vida durante um período mais largo de tempo e essas pessoas normalmente tornam-se mestres da vida, da sabedoria e do conhecimento. É sempre importante termos referências de pessoas como o Professor Barbosa de Melo para podermos seguir os seus bons exemplos e aprendermos com eles.”
A Direção da Associação atribuiu, pela 2.ª vez, o “Prémio de Valor e Mérito”, tendo em 2012, sido homenageado com esta atribuição, o Prof. Joaquim José Mendes.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Estamos todos muito honrados por esta distinção ao Professor António Barbosa de Melo. Uma homenagem justa feita pela Associação dos Amigos do Museu Municipal de Penafiel para enaltecer o percurso de vida intenso, quer no domínio da vida académica, quer também no domínio na vida política, deste nosso concidadão. Os penafidelenses têm muito orgulho em ter como concidadão o senhor professor António Barbosa de Melo, não apenas porque ocupou alguns dos mais altos cargos na nação, não apenas porque teve uma carreira académica brilhante mas, sobretudo, porque, apesar de tudo isso, o Professor António Barbosa de Melo nunca esqueceu a sua terra. Ao longo destes anos tem mantido uma ligação muito intensa, quer nas atividades que vão acontecendo no nosso concelho, mas também nas atividades do nosso Museu Municipal de Penafiel.”

Para António Barbosa de Melo, "Agradeço a todos por esta distinção que me deixa um sentimento de muita honra e de alegria. Fazendo uma análise ao meu percurso, não me arrependo de nada, acho que fiz aquilo que devia ter feito para o meu País e para a minha terra, segundo os meus ideais. Nunca fui servo de ninguém, muito menos escravo. Fui sempre um pensante que procura abrir caminho e ajudar os outros a percorrer o caminho deles. Todos nós temos uma maneira de ser e que é única e original. A todos vós o meu sentido obrigado e quero, aqui, afirmar que muito prezo a vossa amizade."
António Moreira Barbosa de Melo nasceu a 2 de Novembro de 1932, na Casa da Cruz Coberta, em Lagares, Penafiel. Estudou na Escola Masculina de Lagares, no Colégio Brotero (Foz do Douro), fez exames no Liceu D. Manuel ll e matriculou-se, em 1954, na Faculdade de Direito de Coimbra. No âmbito da sua  atividade política e legislativa, foi Vogal da Comissão para a elaboração da lei eleitoral para a Assembleia Constituinte (Junho a Agosto de 1974); Deputado à Assembleia Constituinte (1975-1976) e à Assembleia da República (1976-77 e 1991-1999); Membro do Conselho de Estado, desde 1985 até 2004; Presidente da Assembleia da República durante a Vl Legislatura (1991-1995) e Deputado da Assembleia Municipal de Penafiel de 1994 a 2005, tendo sido titular da Presidência do mesmo órgão, de 2002 a 2005. A nível Académico concluiu a Licenciatura em Direito e o Curso Complementar de Ciências Político-Económicas, respetivamente em 1959 e 1961, com a classificação de dezoito valores.


Comentários