Penafiel dos Tempos idos- Chafariz do Largo da Ajuda

 "Os jornais de Dezembro de 1891, anunciavam a empreitada da construção de uma "taça para fonte pública" que a câmara punha a concurso:
-No "dia 17 de Dezembro será arrematada por proposta a empreitada de construção de uma taça para a fonte pública e calcetamento à portuguesa no Largo d`Ajuda (e Rua Alfredo Pereira), sendo a base de licitação de 317$617 réis... as peças do projeto e condições estão na secretaria".
A empreitada foi adjudicada a João Caetano Pereira da Silva por 299$000 réis."

"O Penafidelense de 7 de Junho de 1892, escreve: "já principiaram os trabalhos da construção do novo tanque d`Ajuda".
O articulista lamenta-se de que "a nova fonte pública (chafariz), fica sem depósito d`água, o que não era "razoável", atendendo "a que as chamadas bocas de incêndio não estão prontas a servir dado o caso de naquela área, que é das mais populosas da cidade, rebentar um incêndio". E continuava "existe por ali uma padaria onde não há ainda muito tempo se manifestou um incêndio que foi extinto pelos vizinhos que recorreram à água do depósito do tanque demolido".
Um artigo dos jornais da época (1892), em tom de graça, apontava a seguinte sugestão: que em vez de um candeeiro, que encimava o antigo chafariz, lhe fosse colocada uma cruz, e assim fazia também de cruzeiro dada a proximidade da Igreja de NªSªda Ajuda.

Este chafariz tem sido uma obra de polémicas "mudas", primeiro um tanque, depois o chafariz (1891/92), depois a sua substituição pelo Monumento a Abílio Miranda (1965) e posteriormente (1993) a recolocação duma réplica do chafariz no local onde estava."

Excertos do texto partilhados através do livro
 "Penafiel Há Cem Anos I" do professor Dr.José Coelho Ferreira"


Comentários