Município de Penafiel não concorda com Relatório de Infraestruturas Prioritárias

Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr Antonino de Sousa, vai defender inclusão do IC35
 "O Município de Penafiel discorda em absoluto do relatório apresentado recentemente pelo grupo de trabalho para as infraestruturas de valor acrescentado (GT IEVA), que definiu alguns dos investimentos públicos considerados prioritários.

Uma discordância que se prende com o facto de uma vez mais o IC35 ter ficado de fora, que leva a que, também uma vez mais, o Município de Penafiel venha demonstrar o seu descontentamento e incompreensão sobre a matéria.

Como é possível considerar-se prioritário em Portugal apenas 2 projetos rodoviários e o IC35 não ser um deles, tratando-se de uma obra que não só ajudaria a região a desenvolver-se economicamente, permitindo uma via direta de um conjunto de mercadorias e bens ao Porto de Leixões, Aeroporto e outras vias, como reduziria fortemente o tráfego na estrada nacional 106, via onde ocorre em média um acidente de dois em dois dias?

O IC35 é há anos um anseio da população, por ser uma alternativa a uma das vias mais congestionadas do país, que apresenta características de via urbana, com um tráfego superior a 10 mil veículos por dia e com um elevado índice de sinistralidade. É na estrada nacional 106 que se registam 67 por cento das vítimas mortais e 20 por cento dos acidentes com vítimas no concelho de Penafiel.

Atendendo a que o IC35 não foi considerado prioritário, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel pretende manifestar o seu descontentamento em torno deste relatório, junto das devidas autoridades e levar a cabo todas as diligências necessárias para que durante o período de discussão pública deste relatório, que agora se iniciou, o IC35 seja considerado um investimento prioritário.

Sublinhar que, para além das importantes questões económicas envolvidas neste tema, não foram tidos em conta pelos autores deste estudo, encomendado pelo Governo, os importantes e indispensáveis valores da segurança e da vida humana, e os anseios naturais de quem espera há vários anos por esta via estruturante."

Notícia partilhada do site oficial do Município de Penafiel

Comentários