Casa das Mouras deu mote a Conferência no Arquivo Municipal de Penafiel


O Arquivo Municipal de Penafiel acolheu, no passado dia 1 de março, a conferência “Estratégias de ascensão social e perpetuação da memória: o arquivo da Casa das Mouras”, de Vilma Cardoso.

Situada na vila de Rio de Moinhos, a Casa das Mouras foi o objeto de estudo de Vilma Cardoso, estudante da Universidade de Letras do Porto, referente ao projeto final de mestrado em Historia e Património.

Para Susana Oliveira, vereadora da Camara Municipal de Penafiel, “O estudo do arquivo da Casa das Mouras permite-nos conhecer mais esta casa e a sua memória. Estas iniciativas revelam e perpetuam a riqueza do património histórico Penafidelense.”

A conferência deu a conhecer a história da família que viveu na Casa das Mouras e as estratégias utilizadas para desenvolverem e conservarem a memória desta família ao longo de 250 anos de história.

Para Paula Sofia, diretora do Arquivo Municipal, “A Casa das Mouras possui um arquivo com uma dimensão muito superior à que esperávamos encontrar. Deparamo-nos com um património de grande interesse histórico tanto a nível local, como nacional.”

Para Vilma Cardoso, “os arquivos familiares são o testemunho escrito e retratado do mundo visto pelos olhos de outrora e são fontes imprescindíveis para os estudos da história das sociedades.”

Esta conferência foi organizada pela Associação dos Amigos do Arquivo Municipal de Penafiel e insere-se na atividade “ No Arquivo com…”

Comentários