50 mil velas iluminam Endoenças, em Penafiel

Realiza-se no próximo dia 17 de abril, as tradicionais solenidades das Endoenças, em Entre-os-Rios, Penafiel, com início marcado às 20h30, na Igreja Paroquial do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor, numa organização conjunta dos Municípios de Penafiel e do Marco de Canaveses.

Por volta das 21h30, a Procissão do Senhor dos Passos sai em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro”, entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores. Como já vem sendo tradição, a passagem dos andores é iluminada por milhares de tigelinhas colocadas ao longo de ambas as margens do rio e “Barcos de Fogo” que farão o acompanhamento da Procissão pelo rio.

As Endoenças, tradição secular, constituem um evento de turismo religoso ímpar, no qual milhares de tigelinhas iluminam as duas margens do rio Tâmega, Entre-os-Rios e a freguesia do Torrão, e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-ambos-Rios.


Segundo a liturgia católica, as Endoenças, são uma designação muito antiga que se referia à Sexta-Feira Santa, dia de indulgência na Península Ibérica, no qual era dado a absolvição geral aos fiéis. Ao longo do tempo, a designação mudou para o dia anterior que, no rito romano, era o das “Indulgências”, passando mais tarde a referir-se apenas à Quinta-Feira Santa. 

Fonte-Câmara Municipal de Penafiel

Comentários