"Acessibilidades (Ir)reais" sensibilizou alunos de Penafiel sobre Mobilidade reduzida

No passado dia 28 de março, os docentes de Educação Especial do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, de Penafiel, em parceria com os alunos do Curso de Terapia Ocupacional da CESPU, e com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, organizaram ações de sensibilização sobre mobilidade reduzida, no âmbito do projeto escolar “Acessibilidades (Ir)reais”.

Para António Gomes, Diretor do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo, “O projeto “Acessibilidades (Ir)reais” tem como objetivo sensibilizar e alertar a comunidade para as questões da acessibilidade em espaços públicos. Este projeto pretende ainda motivar as entidades competentes para melhorar e reforçar aspetos relacionados com a acessibilidade.”

Da parte da manhã, o Largo da Igreja da Misericórdia, de Penafiel, deu lugar às primeiras iniciativas, numa ação onde os alunos do Centro de Escolar de Penafiel puderem vivenciar como é andar de cadeira de rodas.

Na parte da tarde, o auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel receber o colóquio “O tema das acessibilidades e das pessoas com limitações físicas” e a exposição fotográfica aliada também ao tema “Acessibilidades (Ir)reais.”


Para Rodrigo Lopes, Vereador da Câmara Municipal de Penafiel, “Estas iniciativas alertam-nos para as questões de acessibilidades que continuam a merecer especial atenção por parte do Município de Penafiel. É com pequenos passos como este que se concretizam grandes objetivos e, percorrendo este caminho, vamos tornar o nosso concelho e a nossa sociedade cada vez mais inclusiva.”

A apresentação do colóquio esteve a cargo de David Moreira e Renato Farinha, representantes da Associação Salvador, que explicaram o que é ser deficiente e que medidas devem ser adotadas para que essas pessoas possam ser incluídas com normalidade na sociedade.

As iniciativas de sensibilização das ações para a acessibilidade culminaram com o projeto fotográficos das “Acessibilidades (Ir)reais” de Joana, aluna finalista do curso Terapia Ocupacional da CESPO. A exposição está no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel durante o mês de Abril.

Para Salomé Magalhães, coordenadora de Agrupamento de Escola Joaquim de Araújo e membro da organização da ação de sensibilização Acessibilidade (Ir)reais”, “A cidade de Penafiel tem sofrido melhorias substanciais ao longo dos últimos ano. No entanto todos nós sonhamos atingir a perfeição, como tal vamos continuar a lutar por um território cada vez mais inclusive. Este é um tema que consideramos atual e é nossa intensão continuar a promover ações de sensibilização deste tipo.”

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários