Animais adotados no Canil de Penafiel recebem vouchers de desconto em clínicas veterinárias

"A Câmara Municipal de Penafiel, através do seu Canil Municipal, atribuiu, no passado dia 2 de abril, vouchers de desconto em 4 clínicas veterinárias do concelho a pessoas que adotaram, desde novembro de 2013, um animal de companhia, no Canil Municipal. Os vouchers permitem a realização de esterilização/castração cirúrgica a preço reduzido, relativamente aos que normalmente são praticados.

Para Vera Ramalho, Veterinária do Canil Municipal de Penafiel, “Para evitar o abandono animal é importante apostar na educação das populações, na identificação e registo em base de dados dos animais e respetivos donos e na sua esterilização. O aumento de animais abandonados conduz a um sério risco para a saúde e segurança pública. Vejo com muito bons olhos esta iniciativa municipal, pois através deste protocolo, com as clínicas veterinárias, vamos sensibilizar os munícipes para a adoção e esterilização, uma vez que ao esterilizarmos os animais, evitamos que, sendo abandonados na via pública, se reproduzam e multipliquem".

Esta campanha de sensibilização resulta de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Penafiel e 4 clínicas veterinárias do concelho (Clínica Veterinária da Vila Gualdina, Clínica Veterinária de Oldrões, Consultório Veterinário de S. Miguel de Paredes e Centro Veterinário Cuidanimais), com o objetivo de reduzir o número de animais abandonados, estimulando a adoção e incentivando à castração dos animais, cães e gatos, de ambos os sexos, preservando desta forma, a saúde animal e pública.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal de Penafiel, “O Município de Penafiel procura oferecer o melhor destino e tratamento a todos os animais que chegam ao Canil Municipal. Vamos continuar a promover a adoção dos animais, através da nossa página no Facebook "Amigos do Canil Municipal de Penafiel", mas também com outras iniciativas, como é o caso deste protocolo de colaboração, em que essas 4 clínicas aceitaram ser nossas parceiras nesta causa, que é também delas e devia ser de todos os cidadãos, porque se há animais na rua é porque antes, algum ser humano, o lá deixou. Conscientes da falta de civismo, é nosso dever trabalhar para o combater, assim como é também nosso dever assegurar a salubridade pública e a segurança das pessoas que circulam na via pública do nosso concelho e, por isso, acreditamos muito que esta parceria vai trazer excelentes resultados."

autor da notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários