Cidade de Penafiel- Rua D.João V

Rua D.João V  na Cidade de Penafiel


Foi D.João V que elevou a 7 Outubro de 1741 o lugar de Arrifana de Sousa a categoria de Vila. (Mais tarde em 1770 a vila passa a cidade de Penafiel por D.José I).

"D.João por Graça de Deos, Rei de Portugal, dos Algarves d`aquém e d`além mar, em África Senhor de Guiné e das conquistas, Navegação e comércio da Ethiopia, Arábia, Persia e das Indias. Faço sabes aos que esta carta virem que por parte dos moradores do lugar de Arrifana de Sousa Me foi apresentado hum Alvará por Mim assignado e passado pela Chancellaria, de que o teor he o seguinte= Eu El Rei faço saber que havendo respeito e Me representarão os moradores do Lugar de Arrifana de Souza, que aquelle luagr era mui populoso, e ficava em distância da Cidade do Porto seis legoas com muito prejuizo para  os moradores delle em seus pleitos, e requerimentos, pedindo-Me lhes fizesse mercê fazello Villa com jurisdicção seperada: e visto seu requerimento, informações que se houve pelo Chanceller da Relacção do Porto, ouvindo os Officiães da Câmara da mesma cidade, e resposta do Procuradore da Minha Coroa, e constar que o dito lugar he muito populoso e com muita nobreza. Hei por bem fazer mercê aos Supplicantes de o fazer Villa tendo por termo a sua Freguesia de S.Martinho e a de S.Tiago de sob Arrifana em Juiz de Fora, que o será tambem dos Orffaos, e com jurisdição separados e desmembrada do Juizo Geral e Orfãos da Cidade do Porto".

Comentários