Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel em ação de rua contra os maus tratos na infância

"A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel, com o apoio do Município de Penafiel, realizou no passado dia 17 de abril, no âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na infância, uma ação de rua, entregando pela cidade de Penafiel, laços azuis como forma de sensibilizar a comunidade.

Esta ação de sensibilização, em associação com a Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), teve como objetivo fortalecer os laços afetivos dos educadores e familiares e fomentar uma visão de desenvolvimento pessoal e cívico de luta contra atitudes negligentes, bem como, na promoção do desenvolvimento integral das crianças.

Para Rodrigo Lopes, Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel, “Esta ação de rua possibilitou uma maior proximidade com a nossa comunidade alertando para situações de risco vividas na infância. Sensibilizamos as pessoas para esta problemática e demos a conhecer os objetivos e preocupações desta campanha - laço azul, que pretende apenas e só zelar pelos direitos e bem-estar das nossas crianças e jovens.”


A campanha do laço azul iniciou-se, em 1989, nos EUA quando uma avó, Bonnie Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro como forma de recordar os seus netos que sofriam de maus tratos. E à semelhança do que acontece nos Estados Unidos da América há mais de 30 anos e, mais recentemente, em países europeus, a divulgação da história do laço azul sensibiliza a sociedade, em geral, para os maus tratos em crianças."

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários