Freguesia de Penafiel assinala 40ºaniversário do 25 de Abril

Clica na imagem para veres melhor
Atenção, a partir deste momento um movimento controla totalmente esta rede emissora. De seguida iremos transmitir mensagem especial, para a qual pedimos a melhor atenção.
Na madrugada de 25 de abril, uma acção conjunta irá ocupar diversos pontos estratégicos da cidade. Este movimento de forças locais, cumprindo importante acção cívica, proclama o seu propósito: um programa festas. Alerta-­se a população para que saia de suas casas, na maior tranquilidade, até que seja normalizada a situação. Solicita-­se aos estabelecimentos comerciais que abram as suas portas. Voluntários, passo em frente, ocupem posições. Nem sempre é Abril.

40 de Abril Sempre
Quadragésimo aniversário da revolução celebra-­se em Penafiel. Espectáculos e exposições fazem parte da iniciativa que assinala 40 anos do 25 de Abril. Artistas, comerciantes locais e agentes culturais recriam os momentos da revolta num vasto programa de comemorações.

Para todos
O programa, que irá decorrer entre 24 e 26 de Abril, foi apresentado por Micael Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, entidade organizadora, que destacou a importância dos 40 anos de Abril, o simbolismo da sua celebração. “O 25 de Abril trouxe a possibilidade de estarmos aqui a falar disso livremente. Liberdade, é a palavra fulcral. “Convido todos a participar”, acrescentando que “o objectivo desta acção, para além da celebração de ideais, é apoiar ideias locais, juntar forças e futuros, proporcionar movimentos. A Liberdade passa por aqui.”

Revolução em marcha
Idealizado em colaboração com o Movimento Largo e Clube de Convívio e Cultura, o programa de festas inicia-­se nas instalações do CCC, que, até à última madrugada, será posto de comando e tenda de transmissões do movimento. Na noite de 24, quando faltarem 5 minutos para as 23h, primeira senha. Palco será ocupado por Jesse e StepBack!, concertos seguidos de dj set por Frank Nefasto.

Durante o dia de 25, exposições fotográficas e de diverso arquivo de imprensa, estarão distribuídos por locais da cidade. Acontecimentos e protagonistas serão destaque. 

40 anos depois da “revolução dos cravos”, propõe-­se um novo olhar sobre imagens do nosso passado recente. Durante a tarde, um esquema de rondas replicará a movimentação de forças nas horas da libertação. 
Em Novelas, o Grupo de Teatro local ocupará o edifício da Junta de Freguesia pelas 15h30. 
Na cidade, roteiro de cinco espectáculos em simultâneo. Em praças, lojas e negócios locais, música e poesia, interpretadas pelo Teatro do Carmo Artes, Jammin’ da street, LuGo, Cláudia Teixeira e João Alves, BATISTA comPê e Noé Gavina. Após crepúsculo, Luxúria Canibal, poeta e músico, apresentará “Estilhaços Cinemáticos” na Assembleia
Penafidelense. Integrado na iniciativa “Palcos do Românico”, a cargo da reputada Rota do Românico, este espectáculo será “o mais um” deste Abril.

Pela noite, cumprindo plano de operações, chegará com seu novo disco, Abril, lançado no mesmo mês deste ano. Bisonte, a banda, presente na edição passada de Paredes de Coura, salta para o palco do CCC, ocupando o posto de comando, onde bricolage.108, dj set completa emissões.

A noite de 26 lança derradeiro desafio: venha dizer adeus à revolução. Duas companhias de caçadores reforçam últimas movimentações. Spy on Mars e bueno.sair.es sairão directamente dos exercícios de campo para CCC. Tropa parada é tropa na mão. Fechando celebrações, Wechoose Dj set estará em posição para hinos espumantes."

Notícia-Freguesia de Penafiel

Comentários