Penafiel apresentou "Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel"

A Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, em parceria com o Pelouro do Turismo da Câmara Municipal, apresentou no dia 16 de Abril, o projeto “Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel”, no salão nobre da Santa Casa da Misericórdia.

O “ Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel” pretende promover o turismo religioso, com particular incidência nas 10 igrejas situadas na cidade.

Para Júlio Mesquita, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, “Este projeto tem como objetivo promover o turismo religioso, dando a conhecer o nosso património, assim como dar vida à Santa Casa da Misericórdia e o Museu da Arte Sacra. A “Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel” é o nosso contributo para que o Concelho de Penafiel se torne ainda mais atrativo do ponto de vista patrimonial.”

De Maio a Setembro a “Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel” vai disponibilizar dois percursos, com itinerários diferentes, um pedestre, todos os primeiros e terceiros sábados de cada mês, com início às 09h30 e outro de miniautocarro, no último sábado de cada mês, com início às 14h00 e este sujeito a inscrição prévia no Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel.

Todos os participantes da “ Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel” terão acesso a uma brochura com informação completa sobre a história do património religioso das igrejas da cidade, em particular as igrejas, a saber: Igreja da Misericórdia | Igreja de Nossa Senhora da Ajuda | Igreja do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição (Igreja das Freiras) | Igreja da Ordem Terceira de São Francisco (Igreja do Calvário) | Igreja de São Martinho (Igreja Matriz) | Igreja do Convento de Santo António dos Capuchos | Santuário da Senhora da Piedade e Santos Passos (Sameiro) | Templo de Santa Luzia (Antiga Igreja de São Martinho de Moazares/ Capela de Santa Luzia) | Igreja da Ordem Terceira do Carmo | Capela de São Roque.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Hoje é um momento importante para a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, para o Museu de Arte Sacra, mas acima de tudo para a Cidade de Penafiel. O projeto “Rota das Igrejas de Penafiel” vai enaltecer a diversidade da riqueza patrimonial da nossa cidade. Este projeto representa um grande contributo para impulsionar o turismo religioso do nosso concelho e ainda estimular junto das novas gerações o gosto e o interesse pelo nosso vasto e importante património.”


Para mais informação e inscrições na “ Rota das Igrejas da Cidade de Penafiel” contactar o Museu da Misericórdia de Penafiel através do 965823025 ou a Loja Interativa de Turismo de Penafiel através do 255712561."

Fonte-Câmara Municipal de Penafiel

Comentários