Penafiel dos Tempos Idos- Revolução de 25 Abril de 1974


Concentração no Largo da Ajuda
Hoje, dia 25 de Abril de 2014, assinala-se o  40º aniversário da  revolução dos cravos, que libertou o povo português de uma ditadura, e lhe abriu portas para a liberdade.
A 25 de Abril o Estado Novo caiu, após quase 50 anos de governação.
O MFA, Movimento das Forças Armadas, revoltado com o governo e com a guerra colonial, derrubou Marcelo Caetano do poder. A tenebrosa PIDE, ainda resistiu, mas no fim do dia, também se rendeu.


Em Penafiel, a população acatou os apelos dos militares para que toda a gente ficasse em casa, portanto o dia correu praticamente na normalidade.
Só no dia 27 de Abril de 1974, dois dias depois da Revolução é que o povo festejou em Penafiel de forma mais entusiástica este acontecimento.
A concentração começou no Largo da Ajuda, com a participação de muitas estudantes do Liceu Nacional de Penafiel e do antigo Magistério.
Erguendo cartazes e gritando palavras de aclamação à Revolução dos Cravos, a população desfilou pelas ruas: do Paço, Largo Padre Américo, Praça Municipal, Avenida Sacadura Cabral, Avenida Egas Moniz e terminando no Campo do Conde de Torres Novas,( Campo da Feira) em frente ao Quartel Militar.
Já no local foi cantado o Hino Nacional, momento muito sentido para todos os presentes.
No fim grande parte regressou ao Largo da Ajuda.
Ficam as fotografias deste momento da História de Portugal.

Largo Padre Américo

Praça Municipal 

Campo do Conde de Torres Novas (Campo da Feira) em frente do Quartel Militar

Comentários

Rui sousa disse…
adorei este comentario, sou natural de Penafiel parabens Tiago pelo seu trabalho em prol da nossa linda cidade.