Penafiel prestou homenagem aos heróis da Batalha de La Lys

A cidade de Penafiel evocou a memória da batalha de La Lyz, no dia 9 de Abril, batalha que marcou a participação de Portugal na 1ªGuerra Mundial, que decorreu entre 9 e 29 de Abril de 1918, no Vale da ribeira de La Lys, na região de Flandres, na Bélgica.
Para António Araújo, Presidente do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, "Estamos aqui reunidos para mais uma vez levar a efeito a sentida homenagem aos combatentes que sacrificaram as próprias vidas em prol dos valores da pátria. Agradeço o apoio das entidades oficiais e particulares que contribuem para as nossas iniciativas."

Este episódio sangrento da história ficou marcado pelo forte ataque do exército alemão ao exército português, provocando o maior número de mortos de sempre contra o exército nacional, depois da batalha de Alcácer Quibir no longínquo ano de 1578.

Para Antonino Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta cerimónia pretende acima de tudo homenagear todos aqueles que honraram a nossa pátria em batalha. Estes heróis deram a sua vida na defesa da nossa nação e da nossa soberania. Hoje quando lembramos todos aqueles que pelos quatro cantos do mundo defenderam Portugal, devemos continuar a prestar-lhes homenagem, da forma mais simbólica, ou seja, continuar a defender a soberania desta nação. Aproveito ainda para sublinhar o excelente trabalho do nosso núcleo de combatentes de Penafiel, que continuam a lembrar e a defender o património dos antigos combatentes. Este núcleo acaba de comemorar 90 anos de existência e é um excelente exemplo de trabalho e dedicação a esta causa, prestando vários serviços ao nosso concelho e disponibilizando apoio aos antigos combatentes e suas famílias, sobretudo os que mais precisam. Aos homenageados e ao Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes, a minha sincera homenagem.”

Ainda nesta cerimónia foi colocado uma coroa de flores no Monumento aos Mortos da Grande Guerra.


No âmbito destas comemorações, foi ainda inaugurado na Biblioteca Municipal de Penafiel a exposição “Portugal e a Grande Guerra, 1914 – 1918 – uma Cronologia”, que contou com a presença do Núcleo de Penafiel da Liga de Combatentes e da Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel “Esta exposição marca a intervenção de Portugal na 1.ª Guerra Mundial e hoje são homenageados, na nossa cidade, todos os penafidelenses que estiveram envolvidos na Batalha de La Lys. Em memória dos combatentes entendemos organizar esta exposição para que a nossa comunidade tenha a oportunidade de perceber o papel de Portugal neste episódio que marcou a História.”

Fonte-Câmara Municipal de Penafiel

Comentários