Penafiel recebe licenciatura de enfermagem da CESPU

No próximo ano letivo, Penafiel passa a receber a licenciatura em enfermagem ministrada pela Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário (CESPU). A proximidade ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, as excelentes condições do IINFACTS - Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde - e ainda o facto de o curso estar a assinalar 20 anos de existência, são algumas das razões que justificam esta nova etapa para a CESPU. A formalização da cooperação entre a CESPU e a Câmara Municipal de Penafiel decorre no próximo dia 24 de abril, pelas 11h00, no edifício IINFACTS, em Penafiel.

São 60 os futuros enfermeiros que vão frequentar a licenciatura na cidade de Penafiel já a partir do novo ano letivo de 2014/2015.

Uma licenciatura, que pelo seu histórico e grau de exigência, manterá inalterado o plano de estudos, mantendo ainda uma equipa docente altamente qualificada, fatores que, a par com as novas instalações serão fundamentais para o sucesso deste projeto vencedor.

Para o presidente do grupo CESPU, Almeida Dias “Trata-se de um projeto arriscado, reconheço, mas também, por isso mesmo, vencedor. Não vamos criar um curso novo, mas sim procurar um novo espaço para uma licenciatura que tem duas décadas de provas dadas, procurando ir ao encontro das necessidades dos nossos alunos e também das entidades empregadoras.” “O IINFACTS garante todas as condições para a continuidade da qualidade do curso e, até, abre a possibilidade a um reforço na investigação”, remata.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “é uma mais-valia para Penafiel receber, quer uma licenciatura em enfermagem com mais de duas décadas de existência quer a possibilidade de acrescentar mais-valia ao IINFACTS. Além do mais, acreditamos que iniciativas como esta são um elo de desenvolvimento para o nosso território, atraindo gente nova que permanecerá ao longo da sua formação em Penafiel com os ganhos inerentes para a economia local em termos de alojamento, refeições, utilização do espaço público, entre outros, ajudando assim a dinamizar a economia e a cidade, o que para este executivo é prioritário.

O anúncio desta nova fase com a Licenciatura em Enfermagem em Penafiel dá-se no âmbito das Jornadas de Nutrição 2014 que se vão realizar no IINFACTS nos dias 23 e 24 de abril.

O IINFACTS, onde vai funcionar a licenciatura de enfermagem da CESPU, é uma plataforma ibérica, na área da Saúde, constituída para a promoção da formação especializada, da investigação científica e da prestação de serviços à comunidade. O Instituto envolve vários investigadores portugueses e espanhóis pertencentes à CESPU, às Universidades de Barcelona, Santiago de Compostela e Valência, ao Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e conta com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários

Paula Mota disse…
gosto
minha cidade ja precisava de ensino superior
bem haja
Anónimo disse…
brutal...... ó mana vais gostar
Anónimo disse…
Independentemente de onde irá abrir mais um curso de enfermagem acho k se deve repensar bem isto. Numa altura que os enfermeiros já não tem emprego uma grande parte para exercer a profissão tem que sair do pais... Será que se justifica abrir mais um curso? Na minha humilde opinião não... Mas veremos o que vão fazer os futuros licenciados deste curso
Anónimo disse…
Ao outro anónimo, basta ler a notícia que se conclui que o curso foi transferido e não criado. Nenhuma mente sã criaria um curso de enfermagem em 2013. Contudo, nem tudo é mau. Bem haja.