Procissão do Enterro do Senhor na Cidade de Penafiel

A cidade de Penafiel acolhe na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, às 21H00, a procissão do Enterro de Senhor, enquadrada na programação da semana santa em Penafiel.

A procissão do Enterro do Senhor, com partida da Igreja Matriz de Penafiel, vai percorrer várias ruas da cidade de Penafiel, desde a Rua Direito, Rua do Paço, Largo da Ajuda, Rua Joaquim Cota, Praça Municipal, Av. Sacadura Cabral e Av. Egas Moniz.

Esta procissão é composta por uma cruz de grande dimensão, transportada pelos jovens quadros da via-sacra, por um andor da Nossa Senhora das Dores e por um esquife com a figura do senhor morto, entre cânticos alusivos a esta cerimónia.

Esta tradição religiosa, retomada nos anos 80, por um grupo de Leigos orientados pelo pároco da cidade, o Padre Albano de Almeida, é dirigida a todos os fiéis que tencionam manifestar a sua fé e reconhecimento. Nesta iniciativa estarão presentes todas as irmandades, confrarias, movimentos da cidade e autoridades civis.

A procissão termina na igreja Matriz de Penafiel com o sermão presidido pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa.

Ainda enquadrado na programação das comemorações da Semana Santa, em Penafiel, decorre quinta-feira, dia 17, às 21h00, na Igreja Matriz, a Missa Vespertina da Ceia do Senhor e, às 22h30, a Procissão de Reposição do Santíssimo Sacramento para a igreja da Ajuda. A celebração da paixão e adoração da cruz do Senhor irá realizar-se na sexta-feira, dia 18, às 15h00, na igreja Matriz e sábado, dia 19, às 21h00, decorrerá a Missa  Vigília da Ressurreição do Senhor. No Domingo de Páscoa, dia 20, a visita pascal terá início às 9 horas e recolha às 20 horas.

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Recorda o programa completo da Semana Santa em Penafiel:
http://riquezasetradicoesdepenafiel.blogspot.pt/2014/04/semana-santa-na-cidade-de-penafiel-11.html

Comentários