Agenda Cultural da Biblioteca Municipal de Penafiel- Maio 2014


No próximo dia 16 de maio, às 21h00, a Biblioteca Municipal de Penafiel, inaugura a exposição de pintura “Um Olhar Liberto”, do artista audidata Vitor Zapa.
Vitor Zapa nasceu em 1958, em Angola, e reside atualmente em Braga. O pintor autodidata expõe com regularidade há mais de uma década, e o seu encontro com a pintura começou nos anos oitenta, enquanto técnico de luminotecnia nos grandes palcos, com famosos da música nacional. Vitor Zapa reinventa narrativas oníricas, tendo já exposto as suas obras em diversas salas e galerias, de norte a sul de Portugal e também em Espanha. As suas criações artísticas incidem no surrealismo com cores fortes e envolventes, assim como, deformações de personagens e de alguns conceitos pictóricos. Durante o seu percurso ligado às artes já recorreu a diversos materiais como aguarela, pastel, pintura a óleo e acrílico.
A exposição “Um Olhar Liberto” estará patente, na Biblioteca Municipal de Penafiel, até ao final do mês de maio.
Também no mesmo dia, às 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, será apresentada a obra “Lobos na Cidade”, do escritor Carlos Magalhães Queirós. A apresentação estará a cargo de Carlos Lopes.
“Lobos na Cidade” retrata a vida do eremita Miguel Aprígio que ao fugir da prisão, acaba por se refugiar numa montanha perto da Serra da Giesteira. Miguel Aprígio constata que a liberdade não consentida é penosa, e preso naquela que deveria ser a sua zona de conforto – o coração da natureza – Miguel reencontra um fantasma que o ensombra, passando a ter uma vida lenta e penosa com um corpo cansado e mente frágil contra um inimigo implacável. Os lobos do eremita sentem a dor do desaparecimento da pequena Isabel e abalam sem destino no seu encalço. Porém, o desencontro entre Miguel e os lobos leva-os por caminhos diferentes e a criança acaba por correr perigo de vida.
Carlos Magalhães Queirós nasceu a 12 de abril de 1967, numa pequena freguesia de Marco de Canaveses. Aos 15 anos escreveu o seu primeiro livro e, mais tarde, em 1987, escreveu o livro “Encontros de Poetas e Prosadores”, dando origem a duas antologias editadas pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses. Enquanto estudante participou e organizou eventos ligados à cultura e ciência.
Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários