"Cultivo do Milho no Entre-Douro-e-Minho" em exposição no Museu de Penafiel

No passado dia 18 de Maio, o Museu Municipal de Penafiel, inaugurou a exposição temporária "O Cultivo do Milho no Entre-Douro-e-Minho: do arado ao trator", no âmbito do Dia Internacional do Museu.
Nesta exposição, os visitantes podem conhecer todas as fases do processo do cultivo do milho, desde a preparação do solo, fermentação, gradagem, rolagem, processo de colheita e preservação.
Um pouco acerca do cultivo do Milho no Entre-Douro-e-Minho:
O cultivo do milho maíz generalizou-se no Entre-Douro-e-Minho durante a época moderna. Este cereal de origem americana e de grande produção por semente, apresenta um ciclo vegetativo muito diferente dos cereais tradicionais, tendo exigências muito específicas quanto ao tipo de terreno, estrumação e regas, condições a que a região deu prontamente resposta.

A predominância do cultivo do milho graúdo, acompanha a evolução do arado, o aumento das cabeças de
gado bovino e a evolução das técnicas de corte e de conservação do cereal. A par do apuramento da tecnologia tradicional de captação, de elevação e de distribuição de água, estes trabalhos deram ainda origem a belos conjuntos arquitetónicos, compostos por eiras, beiras e espigueiros, bem como a alegres e festivos momentos que acompanham as diferentes fases do seu cultivo.

Em nota de imprensa da Câmara Municipal de Penafiel, para Susana Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta iniciativa pretende destacar e salientar a importância da cultura do milho, enquanto alimento muito nutritivo e enquanto produto característico da agricultura familiar da região do Entre Douro e Minho. Susana Oliveira referiu ainda que” esta exposição permitirá reavivar memórias e conhecer  as nossas raízes e tradições, percebendo a evolução tecnológica na produção do milho e que muito contribuiu para o aumento do rendimento da agricultura nacional.”

Esta exposição estará patente ao público até ao dia 22 Fevereiro 2015

Comentários