Empreendedorismo Social debatido na Biblioteca Municipal de Penafiel

Tertúlia ““Quem se importa”: Um outro olhar sobre o empreendedorismo social” envolveu partilha de sete projetos sociais
Decorreu no passado dia 9 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel, uma tertúlia sobre empreendedorismo social, organizada pela Associação para o Desenvolvimento de Lagares em parceria com o Município de Penafiel.

Esta sessão, que teve como mote o documentário premiado “Quem se Importa”, da realizadora Mara Mourão, contou com a presença de Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, Belmiro Barbosa Pereira, Presidente da Associação para o Desenvolvimento de Lagares e dos representantes das instituições convidadas para esta tertúlia: Arrebita!; enRed’Arte; CAIS Recicla; DORBU – A Dor de Burro Associação; Espaço t – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária; Associação Habitat; Skills at Work e Movimento Largo.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, “Os testemunhos partilhados neste debate são fonte de inspiração e de enriquecimento para a nossa sociedade. Estes projetos sociais têm bastante reflexo na nossa vida, e estas experiências de cariz social podem e devem ser replicadas no seio familiar e no grupo de amigos. Todos os empreendedores sociais são bem-vindos, e o Município de Penafiel estará sempre pronto para apoiar.”

O debate teve como objetivo a partilha de experiências, dando a conhecer sete projetos sociais de organizações/instituições concelhias e nacionais. Esta sessão pretendeu ainda sensibilizar e inspirar os parceiros sociais e respetiva comunidade para a importância e o papel do empreendedorismo social na sociedade, potenciando a reprodução de boas práticas. 

Para Ricardo Guimarães, do Movimento Largo, “O nosso Movimento contribui em larga escala para uma dinamização social, cultural e económica da cidade de Penafiel. Somos geradores de empreendedorismo social e trabalhamos para melhorar e acrescentar mais dinamismo no panorama geral da vida das pessoas. Demos um pequeno contributo e isso deixa-nos bastante felizes.”

O Movimento Largo é constituído por um grupo informal de cidadãos e entidades penafidelenses, sem fins lucrativos ou cargos públicos, que tem como objetivo a promoção de potencialidades locais, humanas e de negócio.

Para Joana Mesquita, do projeto enRed’arte, “No nosso caso, a nossa missão consiste na promoção das aldeias mais esquecidas do concelho de Amarante. Trabalhamos com o objetivo de restaurar as ideias e as tradições para as nossas gentes não serem esquecidas. As pessoas pedem-nos mais e de diferentes formas, por isso procuramos corresponder às necessidades das populações levando a cultura e a arte a bom porto.”


O projeto enRed’arte foi fundado em 2010 e surge do compromisso da Associação Viver Canadelo e Serra do Marão em continuar o seu projeto de desenvolvimento comunitário da Serra do Marão, Aboboreira e Meia Via. O enRed’arte tem um papel preponderante na criação de estruturas artísticas e desportivas que alteram significativamente a vida nas aldeias da Serra do Marão.

Fonte da Notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários

Anónimo disse…
a iniciativa