Penafiel- Amândio de Azevedo conferenciou sobre "D. António Ferreira Gomes: A Coragem do Confronto"

O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel organizou, no dia 10 de maio, no Museu Municipal de Penafiel, a Conferência "D. António Ferreira Gomes: A Coragem do Confronto".

Esta iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, do conferencista Amândio de Azevedo, Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e por José Ferreira Gomes, secretário de estado do Ensino Superior e Presidente da Fundação Spes, criada, por testamento, por D. António Ferreira Gomes.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Esta é uma data muito importante para a comunidade penafidelense. Estamos aqui, hoje, reunidos para homenagear e prestigiar D. Antonio, um penafidelense muito ilustre que, inspira a vida de todos nós, com os seus valores e princípios que marcaram a diferença na história da nossa terra e do País”

A conferência teve a participação de Amândio de Azevedo que acompanhou D. António Ferreira Gomes antes e o pós 25 de abril e no qual teve uma presença muito ativa na sua vida.

Para Amândio de Azevedo, Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, “A coragem é a verdadeira marca de D. António Ferreira Gomes. As suas palavras de liberdade e de igualdade proporcionaram uma grande influência na sociedade e na política. D. António procurou confronto de forma exemplar, tomando posições e defendendo os seus ideias.”


A Conferência assinalou os 108 anos do nascimento e o 25.º aniversário da morte de D. António Ferreira Gomes.

Fonte-Câmara Municipal de Penafiel

Comentários