Penafiel presta homenagem a D. António Ferreira Gomes

Conferência “D. António Ferreira Gomes: A Coragem do Confronto” assinala o 25.º aniversário da sua morte
A Câmara Municipal de Penafiel organiza no próximo dia 10 de maio, às 16h00, no Auditório do Museu Municipal de Penafiel, a conferência “D. António Ferreira Gomes: A Coragem do Confronto”, com a participação de Amândio de Azevedo, para assinalar os 108 anos do seu nascimento e o 25.º aniversário da sua morte.

D. António Ferreira Gomes nasceu na Casa de Quintela, freguesia de S. Martinho de Milhundos, Penafiel, a 10 de maio de 1906, tendo falecido a 13 de abril de 1989. Ordenado presbítero a 22 de setembro de 1928 e nomeado pelo Papa, em 1948, Bispo coadjutor da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, onde permaneceu 4 anos. Em 1952 foi nomeado Bispo do Porto, cargo que manteve até 1982. De 1952 a 1959, o então Bispo do Porto, crítico do corporativismo do Estado, destacou-se pela doutrinação dirigida à inteligência e às questões sociais, como, a miséria social do povo português e pela exigência da livre expressão do pensamento e de ação política (provenientes dos célebres discursos aos jornalistas no dia de S. Francisco de Sales).

Reconhecido como um intelectual com carismática vocação para a cultura, pastoral da inteligência, educação das elites e do povo e com forte poder de argumentação, D. António Ferreira Gomes situava-se sempre no confronto com os maiores nomes da sociedade portuguesa e esgrimia com as grandes teorias e ideologias. Figura incómoda e polémica foi sempre defensor da Liberdade, Igualdade, Fraternidade, Verdade, Justiça e Paz, tendo manifestado coerência na reflexão dialética que foi fazendo no pós 25 de abril de 1974, ao nível do pensamento cristão, nomeadamente da Doutrina Social da Igreja.

Em 1977 deixou um testamento onde declarava o desprendimento nobre e a pobreza essencial, criando a Fundação SPES com fins educacionais e culturais. O então Bispo do Porto pediu resignação em 1981, pedido que foi apenas atendido a 18 de fevereiro de 1982.

D. António Ferreira Gomes marcou a História da Igreja em Portugal e foi merecedor de reconhecimento público e oficial por parte de diversas entidades: Grã-Cruz da Ordem da Liberdade (1980); Cidadão do Porto e Medalha de Honra da Cidade (1982); Medalha de Ouro da Cidade de Penafiel (1982); Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo (1983); Atribuição do seu nome a uma Rua de Penafiel; Colocação de uma estátua do escultor Arlindo Rocha em frente à Torre dos Clérigos; Colocação de uma estátua da escultora Irene Vilar em Milhundos, Penafiel; Atribuição do seu nome ao Agrupamento de Escolas EB 2/3 de Milhundos, Penafiel.

A conferência “D. António Ferreira Gomes: A Coragem do Confronto” vai contar com a participação de Amândio de Azevedo, Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra.

O conferencista Amândio Anes de Azevedo nasceu a 24 de agosto de 1928 e é natural de Faiões (Chaves). Em 1954 conclui o Curso Complementar de Ciências Jurídicas pela Universidade de Coimbra, equiparado em Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais.

Entre 1954 e 1955 exerceu funções de chefia de secção na Direção Geral de Assistência, tendo de seguida ocupado o cargo de Secretário da Universidade de Lisboa e, por conseguinte, foi Inspetor da Direção Geral dos Serviços Prisionais. Também exerceu funções de advocacia, no Porto, entre 1969 e 1983, tendo lecionado na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, entre 1974 e 75.

A nível de atividade parlamentar, Amândio de Azevedo, foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, entre 1975 e 1987. Em 1981 foi Vice-Presidente da República e ainda Membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.


Amândio de Azevedo foi ainda Secretário de Estado dos Retornados e, em 1983, Ministro do Trabalho do Trabalho e da Segurança Social. No final da década de 80 foi nomeado Embaixador Chefe da Delegação da Comissão das Comunidades Europeias, em Brasília.

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários