Penafiel vai receber obra inédita de José de Guimarães

Penafiel terá brevemente a possibilidade de contar com uma obra de arte inédita de José de Guimarães, mestre da escultura portuguesa, que se inspirou na “Bicha-Serpe”, figura muito especial para os Penafidelenses que é parte integrante da Procissão do Corpo de Deus.
 O conceituado artista plástico é também um dos mais galardoados, tendo criado obras que são hoje reconhecidas a nível nacional e internacional.

José de Guimarães
 Nascido em 1939, José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea, tendo uma vasta e notável obra na pintura, escultura e outras atividades criativas, o que faz com que seja dos mais galardoados artistas plásticos Portugueses.

Muitas das suas obras estão expostas em diversos museus Europeus, bem como nos Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Israel e até no Japão.

Mais recentemente, em Portugal, José de Guimarães teve um forte envolvimento com a Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, que viu nascer o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade.

A própria Imprensa Nacional-Casa da Moeda, assinalou a Capital Europeia da Cultura através da cunhagem de uma moeda comemorativa da autoria do artista plástico.

Já em 1990 foi-lhe concedido pelo então Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Pedaços de um percurso de um conceituado artista plástico, que a pedido da Câmara Municipal de Penafiel, concebeu uma obra inspirada na “Bicha-Serpe” que será integrada no reordenamento urbano da cidade de Penafiel, implementada num espelho de água.

Esta obra de José de Guimarães, alem da mais valia artística está ainda pensada para interagir com a população e tem como objetivo o desenvolvimento e dinamização do comércio local, bem como, a própria expressão cultural e simbólica da cidade de Penafiel.

A “Bicha Serpe” e Penafiel
 A “Bicha-Serpe”, de José de Guimarães, é uma obra criativa que incide sobre a temática popular cuja tradição se celebra em Penafiel, por ocasião do “Corpo de Deus”.
 A Serpe ou bicha serpe, que representa o Dragão, já no final do séc. XVII , saía na procissão do Corpo de Deus de Penafiel.

Completando a Dança da Retorta, as figuras da Dama e do Dragão, directamente associadas à lenda de S. Jorge, estavam presentes. A partir de meados do séc. XIX, a procissão do Corpo de Deus alterou-se ainda mais, tendo a Dama e o Dragão desaparecido do cortejo e caído no esquecimento. A Serpe resistiu até 1865, desaparecendo da procissão até 1892, para poucos anos depois voltar a desaparecer novamente. A sua recuperação e integração no cortejo, com nova figura mandada construir pela Câmara, fez-se a partir de 1989.
 Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa” é para Penafiel um orgulho contarmos com uma peça de arte de um conceituado artista plástico como é o caso de José de Guimarães, tratando-se de uma peça que está fortemente ligada à nossa identidade cultural e ao nosso imaginário colectivo. Não se tratará de uma obra estática, uma vez que terá uma dinâmica própria que irá contribuir para trazer ainda mais movimento e colorido à cidade, assim como atrair mais turistas e promover o comércio tradicional.
Ainda no âmbito do reordenamento urbano da cidade de Penafiel, o município, tal como já fez anteriormente com a estátua do Padre Américo, vai proceder a mudança da estátua de Egas Moniz.
 A Estátua de Egas Moniz, símbolo grande de valores como a justiça, ordem e honra, será instalada em lugar que lhe confere a devida notoriedade e visibilidade entre a Travessa Conde Torres Novas e o Tribunal de Penafiel que, a partir de 1 de setembro, será sede do Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este. Com este novo mapa judiciário, o Tribunal de Penafiel, novo local da Estátua de Egas Moniz, irá servir uma região com cerca de 450 mil habitantes dos concelhos de Amarante, Baião, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel.


Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários

Anónimo disse…
Onde ficará?
Paula Mota disse…
gosto, onde vai ficar