Rota do Românico em BTT percorreu monumentos históricos de Penafiel

Iniciativa com enorme sucesso é pioneira em Portugal
Realizou-se no passado dia 17 de maio, a 3.ª Edição da Rota do Românico em BTT, organizada pelo BTT Kunalama (Grupo da Associação para o Desenvolvimento da Portela) em parceria com a Rota do Românico e o Município de Penafiel. Esta 3.ª Edição com início no Centro Histórico de Penafiel, mais precisamente, no Largo da Ajuda, foi um enorme sucesso com cerca de 300 participantes que percorreram três trilhos em BTT, num total de 145 quilómetros.

Nesta Rota pelo Concelho de Penafiel, os participantes visitaram o Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa, Memorial da Ermida, Ermida da Nossa Senhora do Vale e Mosteiro de São Pedro de Cête. Também o Castro do Monte Mozinho, a Aldeia Rural Preservada de Quintandona, Museu da Broa, Mosteiro de Bustelo, Moinho de Novelas e Quinta da Aveleda foram lugar de passagem.

A 3.ª Edição da Rota do Românico em BTT juntou desporto, história e património num projeto com bastante sucesso, onde os trilhos de BTT estiveram aliados a monumentos da Rota do Românico, património do séc. XI e XII, ligado à fundação da Nacionalidade e que tiveram um papel relevante na História da Nobreza e das Ordens Religiosas, em Portugal. Esta iniciativa é pioneira em Portugal, ao implementar a primeira rota de BTT integrada numa rota de património histórico.

Com o objetivo de proporcionar viagens na história em bicicleta, por trilhos ricos em paisagens e património, a “Rota do Românico em BTT” já criou 10 principais trilhos, em volta de 10 monumentos pertencentes à Rota do Românico, nos Concelhos de Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva.

A “Rota do Românico em BTT” é um projeto-piloto criado e lançado pelo grupo de BTT Kunalama, em parceria com a Rota do Românico e com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel com o intuito de ligar todos os monumentos da Rota do Românico no percurso Sul, por trilhos e caminhos rurais em toda a sua amplitude, sem esquecer o restante património cultural e paisagístico. Nesta fase do projeto está a ser preparado um processo de alargamento à totalidade dos 58 monumentos pertencentes a 12 municípios, sendo crucial o envolvimento de todos os Municípios.

Os trilhos em BTT estão disponíveis 365 dias por ano para quem tiver vontade de aventurar e realizar passeios organizados ou provas desportivas, dinamizando a economia local e promoção da região nomeadamente da sua história, tradições e gastronomia.

Esta iniciativa contou com a presença e apoio de Hernani Cardoso, português que irá realizar a volta ao mundo, em 8 anos. Foram ainda sorteados 60 prémios aos participantes.

 Fonte-Câmara Municipal de Penafiel

Comentários