Corpo de Deus | Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel | 12-20-21 e 22 Junho 2014

O Município de Penafiel vai comemorar o Corpo de Deus – Festas da cidade e do concelho, nos dias 12, 20, 21 e 22 do mês de Junho.

Com 244 anos a celebrar cultura e história, a cidade de Penafiel vai voltar a oferecer um vasto programa de iniciativas enquadradas nas comemorações do Corpo de Deus, fazendo jus às tradições penafidelenses.

Este ano, o programa conta com um leque diversificado de atividades, desde o tradicional Cortejo do Carneirinho, à Cavalhada e à Majestosa Procissão do Corpo de Deus, que mais uma vez compõem as festas da cidade e do concelho.

No dia 12 de Junho, às 10h30, a partir do Campo  Conde de Torres Novas, popularmente conhecido com Campo da Feira, segue o tradicional Cortejo do Carneirinho, desfile único do país instituído pelos alunos das escolas de Penafiel desde finais do século XIX e que marcará o início das comemorações. Neste cortejo, os mais pequenos vão desfilar pelas principais ruas da cidade, cada turma com o seu carneirinho devidamente adornado que, posteriormente, será oferecido ao professor, num gesto simbólico de agradecimento e respeito.

As comemorações prosseguem no dia 20 de Junho, às 21h30, desta vez, com a Banda Musical da freguesia de Rio Mau a atuar na Igreja dos Capuchos.

No dia 21 de Junho, às 21h30, terá lugar o desfile da Cavalhada, outra tradição única no país. Este desfile parte do Campo Conde de Torres Novas e percorre as avenidas da cidade até ao edifício dos Paços do Concelho. A Cavalhada parte em desfile, num carro puxado por uma parelha de cavalos, que transportará a Figura da Cidade. Chegada à Câmara Municipal de Penafiel, a Figura da Cidade irá, saudar os autarcas, que se encontram na varanda principal do edifício, dirigindo-se-lhes, em representação do povo de Penafiel, com um discurso de elogio.

No decorrer da Cavalhada vão atuar os bailes tradicionais, nomeadamente, o Baile dos Ferreiros, Baile dos Turcos, Baile das Floreiras, Baile dos Pausinhos, Baile dos Pretos e Baile dos Pedreiros que, em desfile pelas ruas da cidade, continuam a atrair muitos visitantes para a cidade. Estes bailes que hoje animam são os continuadores das “invenções” a que estavam obrigados os antigos ofícios e mesteres do concelho, como contribuição para a procissão do Corpus Christi e que eram verificados de véspera pelos oficiais da Câmara.

A participação dos ofícios na procissão e a representação hierárquica dos diferentes sectores de actividade, originalmente comum a todas as procissões do país, foi variando ao longo do tempo. Com alguma intermitência na sua apresentação, estes bailes, que se foram extinguindo no resto do país, têm vindo a ser apoiados e recuperados pelo Município de Penafiel, e integram ainda hoje o cortejo profano da procissão contribuindo também eles para a afirmação do Corpus Christi de Penafiel como único no país.

No final da Cavalhada, por volta das 23h00, na praça da república, decorre a sessão de fogo-de-artifício e de seguida, no campo da feira, o espetáculo de variedades com a atuação da artista Maria Lisboa e do conjunto Chave d’Ouro.

O Dia do Corpo de Deus, celebrado a 22 de Junho, tem início às 11h30, com a missa solene na Igreja Matriz e, às 17h30, decorre a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, com saída da Igreja Matriz. Esta procissão começou a ser realizada em Penafiel antes do ano 1657, e é conhecida por juntar no mesmo corso o profano e o cristão. A procissão do Corpo de Deus vai fazer a habitual paragem no Santuário do Sameiro, onde se procede à bênção da cidade e do concelho e que contará ainda com uma largada de pombos, símbolo de paz e esperança, prosseguindo em direção à Igreja Matriz.

Durante a tarde, haverá ainda, atuação das Bandas de Música no Largo da AJuda, da entrada da Fanfarra de Guimarães, grupos de bombos e ainda a atuação dos Bailes dos Ofícios pelas ruas da cidade, sendo destaque a atuação em frente da câmara.

As comemorações do Corpo de Deus – Festas da cidade e do concelho, encerram no dia 22 de Junho, com diversas iniciativas de animação cultural e concertos musicais das bandas de Lagares e Paço de Sousa.

Notícia- Câmara Municipal de Penafiel


Comentários