Escultura "Serpe" pretende atrair visitantes a Penafiel

No passado dia 21 junho, decorreu em Penafiel, a inauguração da Escultura "Bicha Serpe" do artista plástico José de Guimarães, no Jardim do Calvário em Penafiel.
Esta obra incide sobre a temática popular cuja tradição se celebra em Penafiel, por ocasião do “Corpo de Deus”, sendo que a Serpe representa o Dragão, que já no final do séc. XVII, saía na procissão do Corpo de Deus de Penafiel.
 A Serpe resistiu até 1865, desaparecendo da procissão até 1892, para poucos anos depois voltar a desaparecer novamente. A sua recuperação e integração no cortejo, com nova figura mandada construir pela Câmara, fez-se a partir de 1989.

Em nota de imprensa da Câmara Municipal de Penafiel,para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara considera que "Este é um momento histórico para o nosso concelho. Este projeto surgiu no âmbito das intervenções da regeneração urbana em Penafiel, com o objetivo de enriquecer a nossa cidade e reforçar a valorização do nosso núcleo urbano. A escultura “Serpe” vai certamente dar mais cor e alegria à nossa cidade mas, sobretudo, afirmar Penafiel no domínio das cidades com uma forte vertente turística e cultural, capaz de orgulhar todos os nossos concidadãos e captar novos visitantes, reforçando o dinamismo turístico do nosso município.”

Também em nota de imprensa, a autarquia revela que para José de Guimarães, autor da obra, refere que “É com muita honra que inauguro esta escultura na cidade de Penafiel. Trata-se de um acontecimento único na minha carreira. A escultura “Serpe” pretende ser leve, esbelta e animada, representando o mal vencido pelo bem de uma forma afável. Espero que esta obra seja admirada e estimada ao longo de muitos anos, porque esta é uma escultura dirigida, essencialmente, a todos os penafidelenses”

A “Serpe” destaca-se ainda pela sua capacidade de interação junto do público. A escultura vai ganhar vida duas vezes ao longo do dia, emitindo fumo (jatos de Co2), associado ao respetivo ruído. Desta forma, a obra artística vai atrair a atenção de todos os que por ela passarem, proporcionando momentos de empatia e inspiração com a escultura que pretende assinalar um novo marco na dinamização cultural da cidade. 

Fonte das declarações- Câmara Municipal de Penafiel
Fotos- Riquezas e Tradições de Penafiel

Comentários