Exposição anteriormente na China é apresentada em Penafiel

José de Guimarães, mestre da escultura portuguesa, inaugura exposição “Arte Pública • Fotografias e Maquetes”

 O Conceituado artista plástico vai expor 40 ícones de arte pública, expostas por todo o Mundo, na Assembleia Penafidelense
 A cidade de Penafiel vai receber a partir do dia 9 de Junho, na Assembleia Penafidelense, a Exposição ““Arte Pública • Fotografias e Maquetes” do conceituado artista plástico, José de Guimarães.
 A inauguração desta exposição, marcada para às 18h00, e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, esteve a última vez patente no museu Suzhou Jinji Lake Art Museum, na cidade de Suzhou, no leste da China.
 A exposição “Arte Pública • Fotografias e Maquetes” reúne um conjunto de 40 ícones de arte pública, em fotografias e maquetes em madeira, de José de Guimarães, distribuídas por todo o Mundo, e patente na Assembleia Penafidelense até dia 31 de Agosto.
 O conceituado artista plástico é também um dos mais galardoados, tendo criado obras que são hoje reconhecidas a nível nacional e internacional.
 Em breve Penafiel receberá também uma obra de José Guimarães, inspirado na Bicha Serpe, tão marcante no imaginário Penafidelense e em especial ao Corpo de Deus.

 José de Guimarães
 Nascido em 1939, José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea, tendo uma vasta e notável obra na pintura, escultura e outras atividades criativas, o que faz com que seja dos mais galardoados artistas plásticos Portugueses.
 Muitas das suas obras estão expostas em diversos museus Europeus, bem como nos Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Israel e até no Japão.
 Mais recentemente, em Portugal, José de Guimarães teve um forte envolvimento com a Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, que viu nascer o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade.
 A própria Imprensa Nacional-Casa da Moeda, assinalou a Capital Europeia da Cultura através da cunhagem de uma moeda comemorativa da autoria do artista plástico.
 Já em 1990 foi-lhe concedido pelo então Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Fonte da Notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários