Penafiel celebrou Semana do Ambiente

O Município de Penafiel, através da Divisão do Ambiente, comemorou de 2 a 6 de junho a Semana do Ambiente com diversas atividades, junto de 310 alunos de várias escolas do Concelho de Penafiel.

No dia 2 de junho teve lugar, no Ecocentro Municipal, a atividade “Reciclar é que está a dar!”, onde 45 alunos da Escola EB1 Lomar de Luzim visitaram as instalações do Ecocentro. Durante a visita foi demonstrado de que forma se faz a compostagem doméstica, reciclagem de papel, bem como, a reutilização de materiais. Os alunos tiveram ainda oportunidade de reutilizar materiais e elaborar um jogo didático relacionado com a separação dos resíduos.

Já no dia 3, com a campanha “Seja eficiente. Desligue-se da corrente!”, 100 alunos das Escolas EB1 de Croca e EB1 Eirô n.º2 de Duas Igrejas assistiram a uma ação de sensibilização sobre eficiência energética.

A cidade de Penafiel acolheu ainda, no dia 4, a iniciativa “Os animais são nossos amigos”, uma iniciativa do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Penafiel com o objetivo de promover a adoção de animais em plena rua, no qual participaram 25 alunos da Escola EB1 da Póvoa, Guilhufe. Os alunos realizaram um passeio com 10 animais de pequeno e grande porte do CRO de Penafiel, dos quais 6 foram adotados. Os alunos puderam ainda visitar as instalações do CRO de Penafiel, onde também foram alertados para os cuidados básicos a ter com animais de companhia e sensibilizando para o combate do abandono de animais.

Flores oferecidas aos munícipes, pelas ruas da cidade
No Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, 55 alunos das escolas EB1/JI Souto, Santa Marta, e EB1 Convento, Bustelo, construíram canteiros no Ecocentro Municipal onde tiveram à sua disposição ferramentas e plantas necessárias para a realização desta atividade, com a colaboração dos jardineiros municipais. Também no mesmo dia, 35 alunos do Jardim Escola João de Deus plantaram flores nas floreiras da cidade de Penafiel e ofereceram vasos com flores aos munícipes e o auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel recebeu 50 alunos do 5.º ano da Escola EB 2/3 D. António Ferreira Gomes para uma ação de sensibilização relacionada com a reciclagem.

Projeto Sud’Eau 2 em debate no dia dedicado à “Água”
No dia 6, dia dedicado à “Água” e associado ao projeto Sud’Eau 2, a semana do ambiente dinamizou uma conferência, no auditório do Museu Municipal de Penafiel subordinada ao tema “Sustentabilidade da Água”, com as intervenções de Elsa Rocha, Técnica Superior da divisão do ambiente da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Penafiel com o Pelouro da Sustentabilidade Ambiental e Maria José Afonso, Geóloga, Professora do Departamento de Engenharia Geotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).

Para Susana Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Penafiel com o Pelouro da Sustentabilidade Ambiental, “Esta iniciativa dedicada à água tem como objetivo sensibilizar a comunidade para as boas práticas e ações inovadoras no que diz respeito aos gestos e alterações na forma de estar do nosso dia-a-dia, e que, podem fazer toda a diferença na preservação dos recursos naturais. A água é um bem precioso no qual devemos zelar para o bem de todos.”

Esta conferência contou ainda com a participação de Maria José Afonso, Geóloga, Professora do Departamento de Engenharia Geotécnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e Investigadora do LabCarga do Centro Geobiotec da Universidade de Aveiro e do ISEP, que apresentou o estudo “caracterização do antigo sistema hídrico de abastecimento de água para os jardins e fontanários públicos da Cidade de Penafiel”, inserido no projeto Sud’Edau 2.

Maria José Afonso explicou que “Cada vez mais, o estudo deste recurso natural tem ganho terreno nos meios urbanos, perante o impacto do consumo da água que satisfaz as necessidades da nossa sociedade. Este projeto tem como objetivo recuperar o sistema antigo hídrico de águas naturais para abastecimento do Município de Penafiel.”


Ainda no âmbito desta conferência e associado ao projeto Sud’Edau 2, o Museu Municipal de Penafiel acolheu a exposição “ A água em equilíbrio”.

Fonte do Texto e da 1ªfoto- Câmara Municipal de Penafiel
Foto dos vasos de flores- Riquezas e Tradições de Penafiel

Comentários