Penafiel inaugurou exposição "Arte Pública- Fotografias e Maquetes" de José de Guimarães

Foi inaugurada, na passada segunda-feira 9 Junho, na Assembleia Penafidelense, a exposição "Arte Pública- Fotografias e Maquetes" do conceituado artista plástico, José de Guimarães, e que estará patente ao público até ao dia 31 de Agosto de 2014.
Esta exposição que esteve a última vez patente no museu Suzhou Jinji Lake Art Museum, na cidade de Suzhou, no leste da China, mostra em Penafiel, 40 ícones de arte pública, em fotografias e maquetes em madeira, de José de Guimarães, distribuídas por todo o Mundo.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel,"É uma grande satisfação podermos acolher aqui a exposição, porque trata-se de um dos principais artistas plásticos portugueses de arte contemporânea, com uma notável, obra na pintura, escultura e outros domínios de criatividade", relembrando ainda que "esta exposição pretende ser uma amostra daquilo que vamos ter em breve, no próximo dia 21 de Junho, quando se inaugurar a peça artística da Bicha Serpe, que tem inspiração, aqui, nas nossas festividades do Corpo de Deus".



Ainda acerca da Bicha Serpe, Antonino de Sousa, salienta que esta figura "reveste-se de um simbolismo muito grande para todos os penafidelenses, pela sua relação muito forte da Serpe com as festas da cidade e  do concelho" nomeadamente "com a procissão do Corpo de Deus".


A estátua da Serpe ficará colocada numa das "entradas" do Jardim do Calvário e terá 4 metros de altura. Escultura essa que o Presidente da Câmara de Penafiel considera de "um grande impacto para todos os penafidelenses e para toda a região, por tudo que que vai significar", sublinhando ainda que acredita que a peça "vai trazer mais movimento e colorido à cidade, atraindo mais turistas"

Comentários