Penafiel recebe obra inédita de José de Guimarães

“Serpe” torna-se atração cultural, artística e turística na região

Penafiel terá a partir de dia 21 de Junho uma obra de arte inédita de José de Guimarães, mestre da escultura portuguesa, que se inspirou na “Serpe”, figura mítica que faz parte do imaginário e também da identidade de Penafiel e não só, estando a obra preparada para “ganhar vida” e interagir com as pessoas.

A “Serpe”, de José de Guimarães, vai ser especial na medida em que se trata de uma obra artística, inédita, de grande dimensão com o corpo da Bicha Serpe dividida em 3 módulos e a atingir os 4 metros de altura.
 Parte do corpo da Serpe estará sob um espelho de água, sendo que já no exterior e acessível ao toque das pessoas estará a ponta da cauda.

A grande curiosidade e novidade é o facto de a escultura interagir com as pessoas, ao mostrar-se viva duas vezes por dias lançando fumo (jatos de Co2) associado do respetivo ruído que irá despertar atenção de todos os que por ela passarem, criando momentos únicos para a dinamização da cidade.
 O conceituado artista plástico, um dos mais galardoados tem criado ao longo das últimas décadas obras que são hoje reconhecidas a nível nacional e internacional.
 Esta obra incide sobre a temática popular cuja tradição se celebra em Penafiel, por ocasião do “Corpo de Deus”, sendo que a Serpe representa o Dragão, que já no final do séc. XVII, saía na procissão do Corpo de Deus de Penafiel.
 A Serpe resistiu até 1865, desaparecendo da procissão até 1892, para poucos anos depois voltar a desaparecer novamente. A sua recuperação e integração no cortejo, com nova figura mandada construir pela Câmara, fez-se a partir de 1989.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa “ o desenvolvimento de um território depende muito das condições que criamos para o diferenciar e valorizar. Esta é uma oportunidade para valorizar o património cultural de Penafiel e da região, reforçando a nossa identidade local, mantendo-a viva de uma forma singular.”

Esta obra representa um ícone da nossa cultura e da nossa identidade, com a particularidade de não ser apenas de contemplação mas provocando as pessoas, levando-as a interagir e criando condições de promoção turística.”

É convicção da autarquia que este projeto será capaz de potenciar fluxos de visitantes significativos, com impacto no desenvolvimento económico local, nomeadamente no comércio tradicional da cidade. A busca da maximização deste potencial de atratividade, esteve na base do convite formulado ao Mestre José de Guimarães para desenvolver uma peça ícone, capaz de absorver toda a sua capacidade criativa, mundialmente reconhecia, e de valorizar, numa perspetiva de transmissão para o futuro, a figura da ‘Serpe’.

José de Guimarães
 Nascido em 1939, José de Guimarães é considerado um dos principais artistas plásticos portugueses de Arte Contemporânea, tendo uma vasta e notável obra na pintura, escultura e outras atividades criativas, o que faz com que seja dos mais galardoados artistas plásticos Portugueses.
 Muitas das suas obras estão expostas em diversos museus Europeus, bem como nos Estados Unidos da América, Brasil, Canadá, Israel e até no Japão.
 Mais recentemente, em Portugal, José de Guimarães teve um forte envolvimento com a Capital Europeia da Cultura, em Guimarães, que viu nascer o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), integrado na Plataforma das Artes e da Criatividade.
 A própria Imprensa Nacional-Casa da Moeda, assinalou a Capital Europeia da Cultura através da cunhagem de uma moeda comemorativa da autoria do artista plástico.
 Já em 1990 foi-lhe concedido pelo então Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários