Bombeiros Voluntários de Penafiel festejaram 133 anos de vida

Os Bombeiros Voluntários de Penafiel assinalaram no passado Domingo dia 6 julho, 133 anos de vida!
Do programa das comemorações contou uma Missa na Igreja Matriz, ia ao cemitério,  Sessão Solene e um Desfile Apeado e Motorizado.
Na Sessão Solene do 133º Aniversário da Corporação foram medalhados vários soldados da paz, com as seguintes distinções:
-Medalhas de Assiduidade- grau bronze e prata; medalhas de dedicação e ainda de grau ouro (20 e 25 anos de serviço)
Foram ainda promovidos 3 bombeiros a 1ªclasse.
No decorrer das Cerimónias, foram várias as intervenções.Uma das quais, pertenceu a Eduardo Nunes- Presidente dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, que  referiu que as contas da associação estão "religiosamente em dia", deixando ainda um apelo aos jovens para se juntarem à corporação. 
No seu discurso, Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, referiu que " a área da Protecção Civil é uma das prioridades do seu executivo e do seu mandato" sendo prova disso que Penafiel "tem o 3ºVereador da Protecção Civil que também é Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros de Penafiel".
Elogiou ainda a Corporação de Penafiel, salientando que "em Penafiel temos os melhores" mas pediu aos soldados da paz para agirem com prudência quando estão ao serviço.
O Presidente da Câmara de Penafiel, terminou o seu discurso anunciando algumas medidas da autarquia, nomeadamente, o apoio da autarquia em 25% do valor total  na aquisição de novas viaturas pelas corporações do concelho;  prioridade aos bombeiros que estejam noutros concelhos e que queiram vir para Penafiel e anunciou, por fim, a isenção de taxas moderadoras para os Bombeiros de Penafiel, nas urgências hospitalares.
Na cerimónia, decorreu ainda, a benção duma nova ambulância de socorro e homenagem ao ex-comandante dos Bombeiros de Entre-os Rios, Luís Neves, e Ilídio Silva (já faleceu) e que ofereceu um jipe à corporação.
Findas as cerimónias solenes, teve lugar um Desfile Apeado e Motorizado da Corporação que percorreu as ruas da Cidade de Penafiel.
Ficam algumas fotografias do 133ºaniversário dos Bombeiros Voluntários de Penafiel. Poderás ver ainda um vídeo do desfile e do discurso do presidente da câmara. Na página oficial facebook, terás um álbum completo.


 Benção da nova ambulância de socorro

 Bombeiros de Penafiel em desfile



Homenagem a Luís Neves, ex-comandante dos Bombeiros de Entre-os Rios

Comentários