Escritor Alberto S. Santos apresentou conto em Penafiel

No passado dia 18 de julho, o auditório da Biblioteca Municipal de Penafiel acolheu o encontro com o escritor Alberto S. Santos para a apresentação do conto “Maria Carriça”, integrado na coletânea de contos “Roça Língua”, organizada por Marta Lança e Isaura Carvalho.

O conto de Alberto S. Santos é baseado em dois documentos pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Penafiel – testamento do Abade Ermelo Amário Moreira (Provedor desta Instituição entre 1627-1628) e “O Compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel”, datado de 1643. Nesta narrativa, a personagem “Maria Carriça” com 17 anos, órfã, é criada por um familiar, num ambiente com escassos recursos. O enredo situa-se entre Penafiel e o Brasil e retrata tradições como a Procissão das Endoenças.

Alberto S. Santos, escritor penafidelense, falou do conto que nasceu do desafio da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, aquando do seu 500.º aniversário, em 2009. “O que suscitou inspiração foram os dois documentos do séc. XVII da Santa Casa, onde recriei parte da história da nossa cidade. O legado do Abade Ermelo permitiu que órfãs pudessem ter melhores condições de vida e o conto ‘Maria Carriça’ foi ao encontro da ancestralidade e da toponímia daquela época. ‘Roça Língua’ é um projeto bastante interessante que aproxima povos e autores que falam a mesma língua.”

A coletânea de contos “Roça Língua” é uma compilação de textos de 15 autores de várias nacionalidades, que têm em comum a língua portuguesa. A maioria dos contos estão focados em São Tomé e Príncipe, local onde nasce o projeto.


Biblioteca de Penafiel inaugura exposição coletiva de ilustrações “Dúzia & Meia de Talentos”, de alunos finalistas do Curso de Artes Visuais, da Escola Secundária de Penafiel

Também no mesmo dia foi inaugurada na Biblioteca Municipal de Penafiel, a exposição coletiva de ilustrações “Dúzia & Meia de Talentos”, de alunos finalistas do Curso de Artes Visuais, da Escola Secundária de Penafiel. “Dúzia & Meia de Talentos”. Composta por 12 quadros e com uma temática diversificada, a exposição está patente até ao final do mês de agosto.

Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura e Juventude da Câmara Municipal de Penafiel, “É fundamental que os jovens do nosso concelho partilhem com a nossa comunidade  os seus talentos, os trabalhos que vão desenvolvendo ao longo do ano letivo. Nesta exposição podemos observar o que de melhor se faz no Curso de Artes Visuais, da Escola Secundária de Penafiel, o que reflete e demonstra também o importante papel que a escola assume na formação cívica dos nossos jovens, dotando-os de ferramentas, capacidades e desafios que permitam uma melhor integração na comunidade.”


A animação musical esteve a cargo de Joana Nogueira e Vitor Alves.

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários