I Festival Ibérico Folclore reforçou ligação cultural entre Penafiel-Galiza

No passado dia 12 de Julho, a Praça Escritaria em Penafiel,  acolheu o I Festival de Folclore Ibérico, que teve como principal objetivo promover o encontro e convívio dos grupos de folclore e música tradicional e ainda reforçar a ligação cultural entre estes dois países da Península Ibérica.
Esta iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Penafiel, pela Fundación Luso-Galaica e Cofradia Gastronómica Luso-Galaica.

As cerimónias tiveram início no salão nobre da Câmara Municipal de Penafiel, onde decorreu a receção aos grupos da Galiza, que contou com a presença de Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, de Adolfo Amílcar, Vereador do Pelouro do Turismo e Relações com a Galiza da Câmara Municipal de Penafiel e ainda de Antonio Reguera Repiso, Presidente da Federación Provincial de Comercio de Pontevedra.

Em nota de imprensa da autarquia, para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, afirma que É com grande satisfação que o nosso Município acolhe esta iniciativa, reforçando a aproximação entre a comunidade penafidelense e a fundação luso-galaica. Hoje, assinalamos 10 anos de cooperação e celebramos mais um passo importante, fazendo história com a concretização do primeiro Festival de Folclore Ibérico.

Adolfo Amilcar, Vereador do Pelouro do Turismo de Penafiel, salientou que Para o nosso Município, é uma alegria receber este festival que estimula a dinamização etnográfica da cidade. Esta iniciativa proporciona o convívio entre a comunidade penafidelense e a comunidade galaica, promovendo um ambiente familiar, de apoio e de partilha existente no crescimento e na aproximação gastronómica.”

O Festival Folclore Ibérico contou com a participação de 6 grupos de folclore, sendo 3 Portugueses e 3 Espanhóis, a saber-se:  Rancho Folclórico “Zé do Telhado” de Terras de Recezinhos, Rancho Folclórico do “Centro S. Cultural de Abragão” e Rancho Folclórico de “S. Miguel de Paredes;  Asociasión Cultural “A Velha Barca” de Arbo, Grupo Folclórico “Os Alegres” de Mourente – Pontevedra e Grupo Folclórico “Pola Vila” de Pontevedra.

O Riquezas e Tradições de Penafiel esteve no evento. Ficam algumas fotografias:
  Rancho Folclórico “Zé do Telhado” de Terras de Recezinhos

 Associasión Cultural “A Velha Barca” de Arbo

  Grupo Folclórico “Os Alegres” de Mourente – Pontevedra

 Grupo Folclórico “Pola Vila” de Pontevedra.
 Grupo Folclórico “Pola Vila” de Pontevedra.

 Rancho Folclórico de Abragão

Rancho Folclórico S.Miguel de Paredes

Comentários