Penafiel | Beethoven na Rota do Românico

No âmbito do programa "Palcos do Românico", decorre no próximo dia 19 de Julho, pelas 21h30, a atividade "Beethoven na Rota do Româncio" na Igreja da Misericórdia de Penafiel, com a atuação da Orquestra do Norte.

Fica uma breve descrição da atividade:

A Sinfonia n.º 1 de Beethoven ocupa um lugar único na história da música sinfónica. Os primeiros esboços desta sinfonia remontam a 1795, mas só cinco anos mais tarde viria a ser dada como concluída. É uma obra magnífica que marca a fusão entre o estilo clássico e romântico e continua a inspirar o reportório dos grandes maestros do século XXI.
Em 1806, Beethoven surpreende uma vez mais o mundo da música como seu espírito inovador. Naquela que é por muitos considerada a fase mais criativa da sua carreira, apresenta ao público o Concerto para violino e orquestra em ré maior, OP. 61. O protagonismo de um instrumento musical (violino), é o principal fator que confirma a curiosidade do compositor na busca de novos formatos para a música clássica.
Essa mesma curiosidade conduz-nos à última sinfonia completa composta por Beethoven. Concluída em 1824, a Sinfonia n.º 9 em ré menor, OP. 125, “Coral”, ocupa um lugar único no reportório clássico ocidental. O último andamento – “Ode à alegria” – é de todos o mais popular. Com efeito, após ter sido trabalhado pelo célebre maestro Herbert von Karajan tornou-se o hino da União Europeia.
-

Comentários