Dia dos Avós assinalado em Penafiel

O Município de Penafiel assinalou, no passado dia 26 de julho, o Dia dos Avós, onde marcaram presença mais de 5000 avós, no Parque da Cidade.

Da parte da manhã, a atividade “Avós em Movimento” animou os milhares de avós de todas as freguesias do Concelho, seguindo-se a Missa Solene presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa. Destaque também para o Mega Piquenique e animação musical com atuação de vários artistas populares, ao longo da tarde.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Penafiel é a terra que mais honra os avós. Foi aqui que surgiu a ideia, depois de um trabalho de muita dedicação, intensidade, persistência da penafidelense Ana Elisa Couto. Esta festa tem como objetivo homenagear os avós de Penafiel, mas também os avós de Portugal e do Mundo. Os avós têm um papel muito importante na nossa sociedade, são transmissores da cultura e do saber. São, muitas vezes, os avós que servem de retaguarda familiar, prestando apoio incondicional aos seus netos e filhos.”
 

Com o objetivo de reconhecer o importante papel dos avós na família e na sociedade, o Dia dos Avós ficou também marcado pela homenagem a Ana Elisa Couto, natural de Penafiel e mentora do Dia dos Avós em Portugal. Foi também servido um bolo com 101 metros de comprimento, homenageando assim o avô mais velho do Concelho de Penafiel, Vitorino Teixeira Fernandes, residente da Freguesia de S. Martinho de Recezinhos.

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários