Penafiel- Ao Domingo no Museu | "Escrivas, escrivães e escrevedores"

No próximo domingo dia 31 agosto 2014, decorre no Museu Municipal de Penafiel, mais uma edição da atividade mensal "Ao Domingo no Museu", desta vez, subordinada ao tema "escrivas, escrivães e escrevedores". Esta atividade é livre e gratuita, destinada a famílias e público em geral, tendo início às 15h00.
Descrição da atividade:
Ainda alguém se lembra de como é escrever à mão? E com caneta de aparo? E de caneta e tinteiro? E à pena? E sem nada disso? Vamos este mês experimentar e relembrar outras maneiras de escrever, outras letras e caligrafias.
Objeto do mês: Areeiro:
Recipiente moldado, com forma oitavada, bojo arredondado, bordo e base salientes e orifícios na parte superior para a areia ou o pó destinado a absorver o excesso de tinta. Decorado no bojo com pintura manual policroma em tons de amarelo, laranja, vinoso, verde e azul sobre fundo branco, representando uma cercadura com motivos vegetalistas e florais trifólios que pendem de um filete superior duplo e liso. Junto à base, um filete liso. Produção da fábrica de Miragaia (Porto), datável do 1.º período de laboração (1775-1822). Na base ostenta o monograma “R” pintado a vinoso, marca usada por aquela manufatura em alusão ao apelido de família do fundador e dos posteriores gerentes e proprietários – “Rocha”. Este objeto fazia sempre conjunto com um tinteiro (recipiente para a tinta, geralmente com orifícios laterais para as penas) e era usado para a atividade da escrita, podendo ser individual ou agrupado àquele numa mesma peça a que se dá o nome de “escrivaninha”.

Comentários