"Recortes Citadinos" na Biblioteca Municipal de Penafiel

Encontra-se  patente ao público, desde julho e até ao final do mês de agosto, na Biblioteca Municipal de Penafiel, a exposição de pintura " Recortes Citadinos" da autoria de Sameiro Sequeira.

Um bonita exposição. Fica o convite para visitarem (está patente ao público durante o horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Penafiel)

Para a Historiadora de Arte, Ana Santa Vilar, "Sameiro Sequeira apresenta um conjunto de obras pictóricas que nos transportam para um imaginário visual repleto de alegorias. De modo criativo e através da associação de diversos objetos em composições repletas de fantasia, esta artista proporciona ao observador desenvolver mentalmente, uma linha condutora e narrativa de cada obra. As suas obras mostram uma artista a irromper pela pintura do imaginário, numa atmosfera leve e serena. Objetos e formas que a princípio não têm qualquer relação entre si, ao serem dispostas em paisagens oníricas, segundo uma cadência intimista passam a obedecer a lógicas próprias, o que implica transformar gradualmente a realidade física e objetiva em algo poético.
Partindo do estímulo criativo baseado na sua vivência e com ligação às emoções e à fantasia, as obras desta artista estabelecem uma relação espacial inovadora entre os objetos e os ambientes mágicos intemporais. Exímia na procura de meios expressivos através do jogo entre a forma e a vibração cromática, Sameiro Sequeira relembra Baudelaire em “O pintor da vida moderna”, onde este define o artista enquanto criança ao comparar a inspiração, à alegria com a qual a criança absorve a forma e a cor. A energia e a ênfase descritiva do ambiente, projetada minuciosamente em fundos coloridos, afirmam a capacidade desta artista em jogar com a reflexão dos observadores e com a magia da representação pictórica pelo uso de cores luminosas e intencionais subordinadas ao desenho preciso das formas.
Ao proporcionar uma narração visual mágica, através do seu olhar penetrante de pintora, Sameiro Sequeira patenteia a leitura das suas obras, com força criativa e com ritmo dinâmico impulsionado pela sobreposição dos objetos delineados e recortados sobre fundos de cor plana ou gradações subtis. Sobre superfícies que flutuam erguem-se torres e pontes, encontram-se formas suspensas, escadas intermináveis e sinuosas e realçam-se degraus como planos construtivos de uma cadência estável e transitória. Integradas num espaço de afinidades afetivas, a variação cromática, o posicionamento e o alinhamento dos objetos que compõem o espaço/narrativa criam uma dinâmica subtil, impulsionada por uma magia vibrante, que rodeia o observador e que o transporta para um mundo imaginário."

Podem saber mais e acompanhar o trabalho desta artista em:
https://www.facebook.com/SameiroSequeirapintura
Ou através do site:
https://www.behance.net/sameirosequeira

Comentários