Penafiel | Procissão de São Roque, advogado da peste, da fome e dos cirurgiões

No passado Domingo dia 17 de Agosto, a tradição cumpriu-se em Penafiel com a Majestosa Procissão em Honra de São Roque, advogado da fome, da peste, dos inválidos e dos cirurgiões, que voltou a percorrer as ruas da nossa cidade.            Segundo nos conta a História, Roque nasceu em Montpellier em 1295, e a sua Santidade foi premeditada pois nasceu com um sinal avermelhado em forma de cruz no peito.                 Roque cedo ficou órfão e herdou uma enorme fortuna. Depois de atingir idade mais adulta entregou toda a sua riqueza aos pobres e aos mais necessitados e viajou para Roma.           Pelo caminho Roque deparou-se com a epidemia da Peste que dizimava populações inteiras. Em vez de se ter afastado, Roque ofereceu-se para ajudar a tratar os doentes da peste. Depois de ter estado em Roma,                                dirigiu-se para Placência que estava muito "atacada" pela peste.       
   Lá Roque acabaria por contrair a Peste e para não infectar ninguém, Roque, rastejou como pôde, e escondeu-se numa gruta escondida da floresta. Nessa gruta surgiu um a fonte de pura água cristalina que lhe matava a sede abrasadora, e todos os dias aparecia um cão para lhe levar um pãozinho e lhe lamber a ferida e os bubões da peste. Depois de se ter curado e ter terminado a sua missão, Roque voltou para a sua terra Natal não foi reconhecido e foi preso como um espião. Quando morreu, foi reconhecido pelo sinal no peito em forma de cruz.
Em Penafiel a sua Capela existe pelo menos desde 1580. Por volta de 1755 a Peste dizimava as terras de Arrifana de Sousa, então para evitar o contágio, os empestados eram colocados no adro da capela e aí ficavam a cargo de Frei António da Ressurreição, que ia diariamente à ponte de cepeda buscar-lhes alimentos e medicamentos. Mais tarde, este padre,  foi sepultado num túmulo que se situa nas traseiras da capela e que tem estatuto de Monumento Nacional. Também desde 1890 que na Cidade se realizam as Festas deSão Roque, em que o Ponto alto é a Majestosa Procissão. 
2014 não fugiu à regra, e o Padroeiro dos Cirurgiões e contra a peste voltou a percorrer as ruas da Cidade. Este ano a Procissão, além das figuras Bíblicas, estandartes, andor NªSªFátima e os pesados andores de Santa Luzia, São Sebastião e São Roque, a procissão contou com os Bombos de Croca e Banda de Santa Tecla. A representar a autarquia esteve Presidente da Câmara, Antonino Sousa, e a representar a Junta de Penafiel, esteve o Presidente Micael Cardoso.
 Ficam algumas fotografias desta linda procissão, podes ver o álbum completo na página facebook do Riquezas e Tradições de Penafiel.
 Passagem da Procissão na Rua do Carmo

 Figurante e Andor NªSªFátima

 Andor de Santa Luzia

Andor de São Sebastião na rua do Carmo. 
Andor foi levado pelos Bombeiros Voluntários de Penafiel

 Andor de São Roque na Rua do Carmo

 Juízes da Festa 2014

Pálio na Rua do Paço

Comentários