Agrival-Penafiel | Concerto memorável de Pedro Abrunhosa

No passado dia 31 agosto, milhares de pessoas assistiram, em Penafiel, a um concerto memorável de Pedro Abrunhosa, que encerrou com chave de ouro o leque de artistas da 35ªedição da Agrival- Feira Agrícola do Vale do Sousa.
Pedro Abrunhosa apresentou-se com os comité caviar e desde logo avisou que o concerto era dedicado ao  público. Do espetáculo que contagiou a multidão, os temas "Tudo o que eu te dou", "Para os braços da minha mãe" e "Se eu fosse um dia o teu olhar" foram alguns dos mais esperados da noite.

Biografia de Pedro Abrunhosa- wikipédia: Pedro Machado Abrunhosa mais conhecido por Pedro Abrunhosa (20 de Dezembro de 1960Porto), é um cantor e compositor português
Inicia cedo os estudos musicais mas mais seriamente em 1976. Termina o Curso de Composição do Conservatório de Música do Porto, após o que estuda e trabalha com os professores Álvaro Salazar e Jorge Peixinho. Faz o Curso de Pedagogia Musical com Jos Wuytack. Aos dezasseis anos já dava aulas na Escola de Música do Porto. Pouco depois ensinava também no ensino oficial, na Escola do Hot Clube, em Lisboa, e na Escola de Música Caiús. Desenvolve os estudos de Contrabaixo. Funda a Escola de Jazz do Porto e a Orquestra da mesma, que dirige e para a qual escreve.
Em Abril de 1994 é editado o álbum “Viagens”, gravado conjuntamente com os “Bandemónio”. O disco é um enorme sucesso atingindo a marca de tripla platina.
Lança em 1995 o Maxi-single F e um livro que causam um inesperado impacto.
Compôe a música Se Eu Fosse Um Dia O Teu Olhar para a banda sonora do filme Adão e Eva que bate todos os recordes de bilheteira.
Em 13 de Novembro de 1996 edita “Tempo”. “Tempo” vende acima das 180 000 unidades, ultrapassando a marca de quádrupla platina.  É editado o disco "Tempo - Versões e Reimixes".
Em 1999 edita Silêncio, um disco de viragem extremamente importante para a carreira dos Bandemónio mas que fica aquém das vendas dos dois discos anteriores: ultrapassa as 40 000 unidades, atingindo a marca de platina.
Em 2002 edita Momento, um êxito de vendas e airplay em todas as rádios nacionais, e atingindo novamente a marca de dupla-platina, com vendas superiores a 90 000 unidades. Durante dois anos, a canção “Momento (Uma Espécie de Céu)” foi a mais tocada em Portugal.
Em 2003 edita o álbum triplo, “Palco”, resultado dos emblemáticos concertos ao vivo com os Bandemónio e os HornHeads de Prince. Com o disco palco, dupla platina, atinge vendas de 72 000 unidades. Um discos inclui duetos com Lenine e Zélia Duncan.
Em 2004 encerra o Rock in Rio Lisboa, concerto integrado na sua digressão 2002/2004 com mais de 120 espectáculos realizados.
Em 2006 participa numa das músicas do álbum de estreia da banda portuguesa Cindy Kat, música essa - A Saída. Editou ainda o livro Canções, que rapidamente esgota, contendo partituras das suas mais emblemáticas músicas.
Lança em 3 de Abril de 2007 o single Quem me leva os meus fantasmas, o primeiro single do novo álbum Luz lançado em 25 de Junho de 2007. Esta canção é gravada por Maria Bethânia, no final de 2013, no disco Cartas de Amor.
A 7 de Fevereiro de 2010 é protagonista de uma queda durante o programa 'Ídolos' da SIC quando se preparava para uma dupla actuação como convidado. Abrunhosa não sofreu ferimentos e até reagiu com humor. O cantor portuense rapidamente se recompôs e interpretou dois temas com os finalistas.

Em 23 de maio de 2010, apresenta-se, num dueto, ao lado da diva brasileira Ivete Sangalo, durante a Gala de entrega dos Globos de Ouro, promovida pela SIC. No encontro, os dois cantam uma canção de autoria do próprio Abrunhosa chamada "Fazer o que ainda Não Foi Feito".
É um dos embaixadores da Associação Fonográfica Portuguesa no combate à pirataria na Internet.
Em 2013 lança um novo álbum. Chama-se "Contramão" e o primeiro registo a ser lançado, "Voámos em contramão", é bastante tocado nas rádios portuguesas. Os 11 temas elegem a canção como forma de olhar para o amor, o estado do país ou até mesmo a intolerância religiosa.

Comentários