Cidade de Penafiel acolheu festa de Nossa Senhora da Ajuda

Decorreu no passado domingo, 28 setembro 2014, a festividade religiosa em honra de Nossa Senhora da Ajuda, que se venera na sua Igreja na Cidade de Penafiel.
As novenas em honra à Senhora da Ajuda, tinham começado já no dia 20  de Setembro, tendo culminado no domingo com a Missa de Festa e com a recitação do terço em louvor a Nossa Senhora.
As cerimónias encheram a Igreja de gente, igreja essa que estava ricamente ornamentada.

Um pouco de História...
A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda é dos templos mais antigos de Penafiel.
No Século XVI era uma pequena capela situada na margem da Estrada de Trás-os-montes, na ligação entre a Rua Direita, Rua Cimo de Vila e Rua Nova, sendo que a sua localização era considerada um estorvo, pois se encontrava no meio de confluência de várias ruas, sendo um impedimento à expansão urbana daquela zona.
Em finais do Século XVIII, após entendimento ente a Câmara Municipal e a Confraria, que com verbas dos Penafidelenses e dádivas da Rainha D.Maria I, se deu inicío à mudança de localização  e construção da novo templo, a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.
As obras da nova Igreja começaram em 1785 e ficaram concluídas em 1803, já com uma torre sineira incluída, estando o templo alinhado com as restantes casas da praça.
É uma Igreja de grande verticalidade, de estilo tardo-barroco. No interior tem 3 altares de talha neoclássica, um púlpito, um coro, e o teto apresenta trabalhos em estuque, sendo destaque no teto por cima da porta, onde se apresenta um conjunto de instrumentos musicais.
Tem terço diariamente Às 17h00.

Ficam algumas fotografias desta Igreja da Cidade de Penafiel
 Altar-Mor da Igreja
~
Altar Lateral dedicado a Nossa Senhora da Ajuda


Comentários