Doença de Alzheimer deu mote a colóquio na Biblioteca de Penafiel

Dia Mundial da Pessoa com a Doença do Alzheimer celebrou-se a 21 de setembro

No âmbito do Dia Mundial da Pessoa com a Doença de Alzheimer, a Biblioteca Municipal de Penafiel acolheu, no passado dia 20 de setembro, o colóquio “Doença de Alzheimer: conhecer para intervir”, dinamizado por Helena Moreira, neuropsicóloga, através do Instituto do Desenvolvimento. Este colóquio contou ainda com a presença de Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Penafiel, e de Fátima Nunes, Directora-Técnica desse mesmo Instituto.

Para Helena Moreira, neuropsicóloga, “quem estuda a doença de Alzheimer vive num constante misto de emoções. Cada pessoa que avaliamos tem uma história diferente, mas o mais difícil é aceitar que estamos perante uma morte antecipada, um luto pela pessoa que era e que não o vai ser mais. Todos nós vamos envelhecer, mas somos nós que temos de abrir o caminho para intervenções mais direcionadas.”

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa que vai destruindo de forma lenta e progressiva as células cerebrais. Alterações na linguagem e na memória, desorientação no tempo e espaço e declínio progressivo são características associadas à doença.


Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Penafiel, falou na importância da formação para lidar com a doença degenerativa: “tudo o que se possa fazer para formar e informar aqueles que têm de lidar diariamente com esta doença é ótimo. São dezenas de milhares de pessoas em Portugal com esta doença e todos nós conhecemos alguém, mais ou menos próximo, com esta doença degenerativa e reconhecemos o quão difícil é lidar com estes doentes".

Fonte- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários