Penafiel | Agrival 2014 recebeu mais de 140 mil visitantes

Maior Feira Agrícola do Centro e Norte do País mantém autossustentabilidade e superou número de visitantes das edições anteriores
35.ª Edição da Agrival reciclou cerca de 40 toneladas de resíduos e 200 litros de óleo alimentar
Pela primeira vez, Agrival recebe Primeiro-Ministro

A maior Feira Agrícola do Norte e Centro do País, a Agrival, encerrou a sua 35.ª Edição, no passado dia 31 de agosto, com o já habitual espetáculo piromusical, registando mais uma edição de sucesso e cumprimento das expectativas.

Mais de 140 mil pessoas visitaram a 35ª Edição do certame que, ao longo de 10 dias, ofereceu e deu a conhecer o grande leque de variedades regionais e nacionais, sem esquecer os diversos concursos relacionados com os produtos típicos da região, como foi o caso do concurso de “Broa de Milho – Vencedora: Maria Fernanda”, “Pão-de-Ló – Vencedora Graça Soares”, “Cebola – Vencedor Qualidade: Joaquim Ramos da Costa | Quantidade: Adozinda Vieira | Juventude: Bruno Ribeiro” e do “Melão de Casca de Carvalho – Vencedor: Vítor Correia”; a 13.ª Mostra Nacional de Gastronomia onde se degustou iguarias de vários pontos do país e da Galiza.

Também os momentos de cultura e entretenimento marcaram o certame, com atuações de diversos ranchos, grupos de cantares, artistas nacionais e Dj´s. Todas as atividades da Agrival estiveram inseridas num único espaço com cerca de 25 000 m², e que contou com cerca de 350 expositores, desde a produção agrícola à gastronomia, sem esquecer as maquinarias, gado, artesanato, moda, serviços e novas tecnologias.

No dia de S. Bartolomeu (24), realizou-se a já centenária Feira das Cebolas onde foram vendidas cerca de 120 toneladas de cebolas. Também neste dia, e tendo o certame como matriz a agricultura, decorreu o colóquio “A Agricultura Familiar e a Nova Política Agrícola”, organizada pela Confagri (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, CCRL).

Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro, também passou pela Agrival, no dia 24, dia dedicado ao Concelho de Penafiel, tendo sido a primeira vez que um Chefe de Governo visitou este certame. Pela Agrival passaram ainda 4 Secretários de Estado, nomeadamente o Secretário de Estado do Ordenamento do Território; Ambiente; Administração Interna e Ensino Superior.

Em articulação com os serviços do pelouro do Ambiente, a Agrival 2014 registou, pela 1.ª vez, a reciclagem de cerca de 40 toneladas de resíduos como papel/cartão, plástico/metal, vidro, resíduos orgânicos e sólidos urbanos, sucata, madeira e alcatifas e ainda cerca de 200 litros de óleo alimentar.


Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A edição 35 da Agrival foi um sucesso para os produtores, visitantes e para a região. As nossas expectativas para este certame foram superadas ao atingirmos mais de 140 mil visitantes, o que comprova a autossustentabilidade e importância da Agrival, certame que dá a conhecer na sua génese vários produtos e vários sectores económicos desta região, possibilitando a centenas de empresas uma oportunidade de excelência para se promoverem e fazerem negócios e ao publico diversos pontos de interesse e de diversão. Esta edição ganhou ainda mais visibilidade e prestigio com a visita, pela primeira vez em 35 anos, do Primeiro-Ministro de Portugal e vários secretários de estado, o que prova a consideração e atenção que o Governo Central tem por este certame, mas sobretudo por Penafiel e pelos penafidelenses. Uma palavra de apreço para todos os membros da organização que, afincadamente, realizaram um excelente trabalho.”

Fonte | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários