11 Outubro- Dia do Deficiente Físico | Penafiel, uma Cidade para todos sem exceção!

Hoje, 11 Outubro,  assinala-se o Dia do Deficiente Físico e o Blogue "Riquezas e Tradições de Penafiel" não podia deixar de lado esta efeméride tão importante.
Penafiel nos últimos anos tem vindo a desenvolver o projecto "Penafiel acessível", e desde então têm sido muitas as melhorias registadas no plano da mobilidade. Desde passeios mais largos, zonas pedonais partilhadas, criação de pontos de encontro nas avenidas com novo mobiliário urbano, eliminação de estacionamento para dar lugar a novos passeios, rebaixamento dos passeios na zona das passadeiras e colocação de diferente textura para uma fácil identificação para os invisuais (cegos); melhores acessibilidades aos locais públicos, como por exemplo colocação de rampas no acesso à Repartição das Finanças, loja do Cidadão, e Correios.
Reconhecimento do esforço da Autarquia Penafidelense, foi o prémio ganho em 2009- a Bandeira de Ouro da Mobilidade, atribuída pela Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos, fazendo de Penafiel o1ºMunicipio  Português a receber a Bandeira de Ouro  da Mobilidade.

A Regeneração Urbana de Penafiel e a Mobilidade
"Estamos a desenhar uma Cidade para Todos sem exceção!" foi um dos "estandartes" da regenração urbana da Cidade de Penafiel, que decorreu entre 2011 e 2013.

Com a Regeneração Urbana, Penafiel ficou ainda mais bonita, agradável, acessível, inclusiva e amiga das pessoas"
Todos Sabemos que Penafiel é uma Cidade declivosa, mas a Regeneração urbana ajudou a acabar com muitas barreiras às pessoas com mobilidade reduzida, desde logo com a colocação de 27 passadeiras acessíveis, através do rebaixamento dos passeios, a construção de uma passadiço aéreo e um elevador de acesso à loja do cidadão, reorganização de estacionamento em vários locais da cidade, a requalificação das áreas pavimentadas e todo o mobiliário urbano nas Ruas Históricas do Carmo e Direita, melhores acessos ao Centro de Saúde da Cidade,e melhoria das condições de acessibilidade ao Edifício da Câmara Municipal.
Neste dia que se assinala o Dia do Deficiente Físico, é bom saber que Penafiel está a ficar cada vez mais, uma cidade inclusiva e amiga de todos!!!
Ficam as principais alterações que fazem de Penafiel uma Cidade cada vez mais acessivel a todos:

 Novo piso e novas infra-estruturas subterrâneas, nas ruas históricas da cidade

 Maquete do Centro Histórico, com legendas em braille para os invisuais

 Criação de novos espaços verdes e de lazer, ciclovias, melhores acesso às Piscinas Municipais


Passadiço aéreo e elevador de acesso à loja do cidadão.

Estação da Mobilidade

Colocação de  passadeiras acessíveis, através do rebaixamento dos passeios e colocação de diferente textura para uma fácil identificação para os invisuais (cegos)

Comentários