Livro “Humberto Delgado - Nos bastidores de uma campanha” apresentado em Penafiel

Autor presta homenagem ao município com retrato da cidade na capa do livro

A Biblioteca Municipal de Penafiel acolheu, no passado dia 10 de Outubro, a apresentação do livro “Humberto Delgado - Nos bastidores de uma campanha” de Adrião Pereira da Cunha, no âmbito da iniciativa “Encontro com…”.

Esta iniciativa contou com a presença do escritor Adrião Pereira da Cunha, Jorge Fernandes Alves, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e responsável pela apresentação da obra, José Ribeiro, diretor da editora Edições Afrontamento, Rodrigo Lopes, Vereador da Câmara Municipal de Penafiel e ainda Adelaide Galhardo, diretora da Biblioteca Municipal de Penafiel.

Para Jorge Fernandes Alves, responsável pela apresentação do livro, “Este livro é o resultado de uma investigação intensa e rigorosa. A temática abordada nesta obra é muito aliciante. Conjuga o reconhecimento de um tempo, de personalidades e situações. Sublinha ainda a importância do papel de Humberto Delgado para a sociedade, com destaque a pormenores esclarecedores acerca do Estado Novo e da nossa história.”

Para Adrião Pereira da Cunha, penafidelense e autor da obra, Uma das minhas principais preocupações quando iniciei a pesquisa para desenvolver este tema, foi perceber como atuavam e como sentiam as pessoas que rodeavam Humberto Delgado. O meu objetivo não passou por tirar conclusões mas, cruzar e personalizar informações, para poder partilha-las. É uma honra apresentar em Penafiel este livro, por ser a minha cidade e por ser uma das cidades que mais se afirma a nível nacional no domínio das letras, através do evento Escritaria. A Capa deste livro reflete isso mesmo, a minha homenagem a Penafiel.
 
O livro “Humberto Delgado - Nos bastidores de uma campanha”, conta e enfatiza o papel de Humberto Delgado no Estado Novo, atribuindo à história o cunho pessoal do autor que partilha as suas experiências dando a conhecer situações que vivenciou na primeira pessoa.


Para Rodrigo Lopes, vereador da Câmara Municipal de Penafiel, “É para mim uma honra assistir à apresentação de uma obra que além de abordar questões relacionadas com a liberdade, é também um retrato do Município de Penafiel. Felicito a Biblioteca Municipal pelo excelente trabalho que desenvolve, mas, sobretudo, agradeço a Adrião Pereira da Silva, por partilhar e dedicar à nossa comunidade o seu livro, homenageando todos os penafidelenses.”

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários