Penafiel | Ao Domingo no Museu- "A fazer Crochet"

No próximo Domingo 26 de Outubro de 2014, entre as 15h00 e as 18h00,  o Museu Municipal de Penafiel recebe a atividade mensal " Ao Domingo no Museu" que desta vez  gira em torno do tema "A fazer crochet".
A atividade é de participação livre e gratuita, destinada a famílias e público em geral.

Descrição da atividade:
O crochet hoje em dia é um sucesso entre os apreciadores de trabalhos manuais e de artesanato urbano, mas na verdade sempre foi uma das técnicas prediletas das boas donas de casa e meninas casadouras pelo potencial criativo mas também utilitários dos produtos que dele resultam. E vocês já experimentaram?


Objeto do mês: Pano de Mesa
Pano decorativo constituído por sessenta e três rosetas, cujo centro é formado por cartões decorados, fotografias e desenhos de cantores líricos, músicos ou personagens de ópera, possivelmente provenientes de caixas de fósforos ou similiares, recortados em tamanho uniforme. Todos os cartões foram perfurados regularmente a toda a volta de modo a constituir a base para a elaboração da renda em crochet, em carreiras de cru e de castanho, que foi realizada em volta de cada um dos cartões. O pano apresenta as rosetas dispostas em alinhamentos de sete por nove tendo envolvidos por uma barra, também em crochet, que constitui uma espécie de moldura. A toda a volta apresenta franja de fio, realizada com os dois tons da linha de algodão.  

Comentários