Penafiel associa-se ao Dia Internacional de Prevenção do Cancro da Mama‏

Edifício dos Paços do Concelho e do IINFACTS vão ser projectados com iluminação rosa
Programa vai dinamizar iniciativa “Laço Rosa Humano e Largada de Balões” e várias acções de prevenção e rastreio

O Município de Penafiel, em parceria com a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário, vai associar-se ao Dia Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, nos dias 29 e 30 de outubro, com iniciativas de sensibilização e prevenção.

No dia 29 de outubro, o Edifício dos Paços do Concelho e o IINFACTS – Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde, serão projectados com iluminação rosa, símbolo internacional para a luta contra o cancro da mama. Neste dia, irá decorrer ainda uma Serenata, a cargo da tuna académica da CESPU.

Já no dia 30 de outubro, terá lugar às 9h30, na Praça do Município, a iniciativa “Laço Rosa Humano e Largada de Balões”, protagonizada por estudantes de vários níveis de ensino do concelho de Penafiel e aberta à população em geral.

Ao longo de todo o dia, estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, da CESPU, vão estar em vários pontos da cidade de Penafiel para sensibilizar a comunidade para a prevenção e o rastreio do cancro da mama com a atividade “Conversando sobre o Laço”. Também durante o dia, o IINFACTS acolhe o “Auto-exame da mama – a teoria e a prática”, onde irão decorrer demonstrações sobre sinais de alerta do tumor maligno, podendo, os interessados, rever a técnica de auto prevenção, ou ainda fazê-lo sob orientação de enfermeiros.

Às 12h00, a Praça do Município, recebe a iniciativa “Pink Speakers Corner – O Laço Rosa: Significado e Desafios”. Segue-se da parte de tarde, às 17h00, no mesmo local, a atividade “Pink Speakers Corner – Quando o Cancro ‘bate à porta’”.

As ações de sensibilização para a prevenção do Cancro da Mama terminam às 18h00, no IINFACTS, com o colóquio “Cancro da Mama: a Propósito e o Propósito da sua Prevenção”, a cargo de José Fleming de Oliveira, Coordenador da Unidade da Mama do HCUF E ICUF do Porto.



Para Susana Oliveira, Vereadora com o Pelouro da Saúde da Câmara Municipal e Penafiel, “ todas as iniciativas são boas e necessárias para lutar e sensibilizar a comunidade para esta doença, que todos os dias mata inúmeras pessoas. A palavra “prevenção” assume um especial papel e a nossa principal missão é: informar, alertar e sensibilizar para prevenir.”

Fonte | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários